Copa dos Refugiados e Imigrantes 2019 etapa Pernambuco teve participação de intercambistas da UFPE

Na etapa nacional, os jogos ocorrerão no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro

Equipe vitoriosa comemora o resultado da copa

Estudantes intercambistas da UFPE (Programa PEC-G) estão no time vitorioso da Copa dos Refugiados e Imigrantes 2019 – etapa Pernambuco, que foi realizada, no dia 15 deste mês, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. Os alunos jogaram pela seleção de Cabo Verde. Agora, a equipe aguarda a etapa nacional da competição, que será realizada, em novembro, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Para a etapa pernambucana, quatro seleções foram inscritas: Senegal, Angola, Cabo Verde e Venezuela. Apesar dos nomes, as equipes foram mistas, com competidores de diversos países compondo cada bandeira. Estavam presentes atletas amadores representantes de Haiti, Guiné Bissau, Cabo Verde, Angola, Senegal, Venezuela, Colômbia, Israel e Benin. O evento teve como objetivo promover a integração a partir do esporte e a inclusão dos diferentes povos.

O estudante intercambista da República da Guiné Bissau Sene Cassamá, da graduação em Engenharia Biomédica da UFPE, jogou pela seleção de Cabo Verde. Além de ter ajudado o time a ser campeão, Sene foi o artilheiro e foi escolhido o melhor jogador da competição local. O estudante dedicou a vitória ao curso de graduação em Engenharia Biomédica da UFPE, no qual ele estuda desde 2018.

Em Pernambuco, a copa foi realizada pela primeira vez graças a uma corrente de voluntários e de organização a partir de ONGs, sociedade civil e organizações ligadas ao futebol. Estão incluídos representantes da ONG África do Coração (São Paulo); do Grupo de Embaixadores para o Desenvolvimento (Gade), que integra o projeto de extensão da UFPE “Múltiplos olhares e esforços sinérgicos para promoção da qualidade de vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social: uma proposta de extensão universitária”, coordenado pela professora Nathália Paula de Souza, do curso de Nutrição do CAV/UFPE; do Ministério Público de Pernambuco (MPPE); da Defensoria Pública da União (DPU); e do Escritório de Assistência à Cidadania Africana em Pernambuco (Escape). A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e o Sport Club do Recife também apoiaram o evento.

Confira a lista do time de Cabo Verde com estudantes da UFPE e outras instituições:

Alina Nathanaël Dossa, doutorando em Oceanografia/UFPE
Andrés Felipe, mestrando em Geografia/UFPE
Benedic Joseph, graduado em Administração Pública/Unila
Codjo Olivier Sossa, doutorando em Estatística/UFPE
David Lieka, graduado em Ciências Contábeis/Umesp (Universidade Metodista de São Paulo)
Davidson Joseph, graduando em Ciência da Computação/UFC
Derciliano Lopes da Cruz, doutorando em Ciências/Fiocruz/UFPE