Notícias Notícias

Voltar

Coordenadoria de Estudos de Ásia debate hegemonia chinesa a partir do futebol

O tema será ministrado pelo professor Emanuel Leite Júnior, do Colégio Internacional de Futebol da Universidade de Tongi

A Coordenadoria de Estudos de Ásia (Ceásia) da UFPE realiza nesta sexta-feira (16), às 15h, a palestra “China, Futebol e Desenvolvimento: Socialismo e Soft Power”. O encontro ocorre no auditório Manoel Correia de Andrade, localizado no 3° andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade. O tema será ministrado pelo professor Emanuel Leite Júnior, pesquisador associado do Colégio Internacional de Futebol, da Universidade de Tongi, e autor do livro que intitula a palestra.

Durante o encontro, serão debatidas novas perspectivas sobre conceitos de hegemonia, soft power, socialismo com características chinesas e a ascensão chinesa à posição de superpotência geopolítica. A obra literária que intitula a palestra apresenta uma análise marxista crítica do soft power apoiada na concepção de hegemonia de Gramsci, argumentando como o futebol pode ser visto como um instrumento de “choque hegemônico” devido a seus recursos de sedução e persuasão. 

A Coordenadoria de Estudos de Ásia integra o Centro de Estudos Avançados (CEA) da UFPE. Desde 2015, realiza atividades para disseminar conhecimento e promover interesse na Ásia. Os participantes da palestra “China, Futebol e Desenvolvimento: Socialismo e Soft Power” receberão certificado.

Data da última modificação: 15/02/2024, 12:10