Notícias Notícias

Voltar

Congresso Internacional do Sesc discute educação em evento on-line de amanhã (26) até dia 28

Atividade contará com Leonardo Boff, Ana Mae, Amir Haddad e João Candido Portinari, Amanda Pacotti, Chiqui Gonzalez, Rosalinda Cáceres e Jorge Melguizo

Da assessoria do Sesc

De amanhã (26) ao dia 28 deste mês, professores, pesquisadores, educadores, estudantes e demais pessoas interessadas em pensar propostas pedagógicas vão se reunir remotamente na 7ª edição do Congresso Internacional Sesc de Arte/Educação. Promovido pelo Sesc Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco e Sebrae, o evento conta com palestras, conferências, livraria virtual, galeria de exposição, além de 35 cursos. As inscrições são feitas no site do evento e custam R$ 80,00.

“Não temos como pensar no desenvolvimento social sem educação, não apenas a formal e didática, mas também a que estimula o questionamento, a criticidade e a autonomia de cada pessoa. Por isso, o enlace com a cultura é fundamental”, comenta o diretor Regional do Sesc Pernambuco, Oswaldo Ramos. Homenageando a bailarina, professora, coreógrafa e pesquisadora Angel Vianna e madre Armia Escobar, fundadora do Centro Educativo de Comunicação Social do Nordeste (Cecosne), do grupo de Teatro de Bonecos e do Arraial Intercultural de Circo do Recife, o congresso terá como tema “Experiências criadoras: (des)memórias nos desafios presentes”.

Amanhã, abertura do evento, a programação vai começar às 8h. Após as solenidades iniciais, o público poderá assistir à sessão de homenagem a Angel Vianna e madre Armia Escobar. Depois, o filósofo e professor Leonardo Boff fará a primeira conferência do evento, com “Experiências criadoras: (des)memórias nos desafios do presente. O encerramento da programação deste dia será uma live show com o Grupo Bongar (Olinda-PE).

Em anos anteriores, o evento ocorreu na UFPE

Na quarta (27), os destaques da programação são a mesa “Madre Escobar: um discurso de amor e arte/educação”, comandada por Fernando Augusto (Mamulengo Só-riso - PE), João Denys (UFPE), Izabel Concessa (UFPE) e padre Marcelo Barros (PE), e a presença do teatrólogo, ator e diretor do Grupo Tá na Rua, Amir Haddad, que vai falar sobre “A Arte e a Ocupação Cultural em espaços abertos”.

No último dia de Congresso (28), a abertura vai se dedicar à vida de Angel Vianna. Maria Alice Poppe (UFRJ), Ana Vitória Freire (FAV/Brasil) e Hélia Borges (FAV/Brasil) vão falar sobre o legado da homenageada. Já a última conferência da programação será com João Candido Portinari (Projeto Portinari – RJ) falando sobre “Educação Como Poíeses: Candido Portinari e o ensino de arte no Brasil”. Encerrando o evento, a cantora Lia de Itamaracá fará um show on-line e ao vivo. Nesses dois dias de Congresso, a programação inclui ainda a realização simultânea de mesas temáticas.

Durante os três dias de realização, o congresso espera reunir virtualmente duas mil pessoas em três conferências, 12 mesas com 34 palestras, ao vivo ou gravadas com exclusividade para a iniciativa, e com debates e conversas com os ministrantes ao final de cada uma delas. Além delas, a programação também contará com lançamento de livros, passeios virtuais a exposições e livrarias e apresentações culturais regionais. Os participantes terão direito a certificado comprovando presença no evento.

De acordo com o professor Everson Melquíades, do Centro de Educação da UFPE, a Universidade organiza o evento, em parceria com o Sesc, desde a primeira edição, em 2008. “Isso só é possível através da atuação de professores, técnicos e estudantes da nossa universidade nessa empreitada artístico-pedagógica. O congresso projeta as duas instituições no cenário internacional da arte/educação, através de uma rede de formação estabelecida a partir de laços de fraternidade e cooperação mútua entre os arte/educadores brasileiros e estrangeiros”, afirma o docente que participa da coordenação do evento, como representante da UFPE.

CURSOS – Com o objetivo de promover melhor experiência aos participantes, os cursos serão realizados após o congresso. A primeira etapa deles vai acontecer de 3 a 5 de novembro, com aulas ao vivo, e a segunda parte, com aulas gravadas, de 6 a 15 do mesmo mês. Eles são divididos por turnos, tendo opções pela manhã, tarde e noite, nas linguagens de artes visuais, audiovisual, teatro, dança, música, circo, literatura e outras pedagogias. Cada formação terá 20 horas de duração.

Além dessas atividades, os participantes inscritos terão acesso a formações do Sebrae, que participa pela primeira vez do evento. Serão dez cursos que estarão liberados durante a realização do evento para que as pessoas acessarem a qualquer momento. “O congresso vem se consolidando no mercado, e traz uma programação intensa em inovação e temas relevantes, os quais serão discutidas por profissionais especializados que compreendem profundamente à arte como instrumento de formação do indivíduo. O Sebrae se conecta ao evento e contribui com o intercâmbio de experiências de empreendedorismo, trazendo reflexões sobre a visão de negócio da arte e cultura, e ainda a educação empreendedora”, comenta Adriana Côrte Real, diretora técnica do Sebrae-PE. Entre os temas das videoaulas, estão “As habilidades socioemocionais”, “Canvas You”, “Propósito”, “Formação de mentoria para professores”, entre outros.

Programação

Mesas

27/10
“Economia Criativa e Gestão Cultural: O que isso tem a ver com Arte/Educação?”, com Cláudia Leitão (UECE – CE), Galiana Brasil (Itau – SP) e Chiqui Gonzalez (Argentina)
“Mediação Sociocultural Como Experiências Criadoras”, com José Eustáquio (Centro de Referência Paulo Freire- SP), Renato Rocha (NAI – RJ) e Rosalinda Cáceres (UNAM - México)
“Experiências e criação nos lugares, entre lugares e não lugares”, com Amanda Pacotti (Rosário - Argentina), Jailson Souza e Silva (Instituto Maria e João Aleixo/UNIperiferias) e Jorge Melguizo (Consultor, Medellín)”
“Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação: na criação das (des)memórias em arte/educação”, com Fernanda Cunha (UFG-GO), Célio Pontes (Proscenium – Teatro Jogo) Vicent Carelli (Vídeo nas Aldeia – PE)
“(Des)memórias de Formação de Arte/Educadores e Políticas Públicas”, com Narciso Teles (UFU - MG), Analice Dutra (Faced/UFRGS) e Fábio Rodrigues (URCA – C)
“Quando a Diferença Indaga a Arte/Educação Contemporânea?”, com Dodi Leal (UFSB - BA), mãe Beth de Oxum (iyalorixá do Ilê Axé Oxum Karê) e Leonardo Moraes Batista (Departamento Nacional/Sesc - RJ).

28/10
“Desafios para a Arte/Educação Intercultural e o pensamento pós-colonial”, com Elisa Pankararu (UFPE), Bruno Ribeiro (PB) e Tiganá Santana (USP - SP)
“Inclusão e Acessibilidade Cultural: por uma Arte/Educação para Todos”, com Rodrigo Cunha (IFPB) e Cláudio Rubino (Instituto Tomie Ohtake - SP)
“(Des)memórias Históricas em Arte/Educação”, com Ana Mae Barbosa (USP/Anhembi/Morumbi – SP), Isabel Marques (Caleidos Cia. De Dança – SP) e Ingrid Koudella (USP – SP)
“Cinema e Educação Remota: alternativas de descontinuidades do projeto colonizador”, com Adriana Fresquet (Cinead/UFRJ – RJ)

A última conferência da programação será de João Candido Portinari (Projeto Portinari – RJ), falando sobre “Educação Como Poíeses: Candido Portinari e o ensino de arte no Brasil”.

Data da última modificação: 25/10/2021, 16:47