Comissão Própria de Avaliação (CPA) publica Relatório com resultados de Autoavaliação da UFPE em 2020

Coleta de informações foi realizada por meio de formulário on-line enviado via Sipac às unidades administrativas

Está disponível para consulta a versão integral do Relatório de Autoavaliação Institucional 2020 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O documento tem como objetivo apresentar as principais ações de avaliação, que ocorreram no triênio 2018-2020, no Campus do Agreste (CAA), em Caruaru; e no Centro Acadêmico de Vitória (CAV), em Vitória de Santo Antão; bem como no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e no Campus Joaquim Amazonas, ambos no Recife.

O relatório foi desenvolvido de forma conjunta pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e pela Diretoria Estratégica de Planejamento, Avaliação e Gestão (Deplag), contando com a colaboração das diversas pró-reitorias, órgãos suplementares e unidades organizacionais que compõem a UFPE.

O documento considera as recomendações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e as orientações das dimensões da avaliação, agrupadas em eixos sugeridas pela Nota Técnica Inep/Daes/Conaes nº 065, de 09/10/2014. Em relação à estrutura do relatório, são evidenciados os cinco eixos e as dez dimensões propostos pelo Sinaes; as metas estabelecidas na revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPE para 2020; e a utilização de três categorias de análise para a autoavaliação das ações e metas: potencialidades, fragilidades e estratégicas de melhorias. O relatório ainda ressalta as ações do triênio 2018-2020 e aquelas voltadas ao enfrentamento da Covid-19 no ano de 2020.

A CPA destaca que este foi o primeiro relatório a ter a coleta de informações realizada por meio de formulário on-line, personalizado e específico para cada setor, com seus itens já distribuídos nas dimensões e eixos do Sinaes – tendo o link de acesso ao formulário sido enviado por ofício registrado no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac), para controle e acompanhamento. As informações coletadas servirão como acervo para provocar diálogos com todos os segmentos da Universidade (estudantes, professores, técnicos) no sentido de favorecer o exercício da autoavaliação nos campi da UFPE.

Data da última modificação: 05/04/2021, 19:00