Centro de Convenções e Faculdade de Direito passam por obras com investimento de R$ 20 milhões

As ações incluem reforma e ampliação da Concha Acústica da UFPE, além da construção do parqueamento

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) passará por obras de melhoria de sua infraestrutura no Recife. Com investimento de R$ 20 milhões, advindos do Ministério da Educação (MEC), serão reformados e recuperados o Centro de Convenções (Cecon) da UFPE – junto com a Concha Acústica – e a Faculdade de Direito do Recife (FDR)/Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). A assinatura da ordem de serviço do Cecon/Concha Acústica e a liberação de verba para a FDR aconteceram, na última sexta-feira (23), no hall do Museu do Homem do Nordeste, na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no Recife, com participação do reitor Anísio Brasileiro e do ministro da Educação, Mendonça Filho.

Foto: Emilayne Santos

Reitor destaca investimentos na melhoria da infraestrutura da UFPE

“Nós temos consciência da importância das universidades públicas”, disse o reitor Anísio Brasileiro. “E essas obras, que hoje [última sexta-feira (23)] serão assinadas, significam a busca pelo bem-estar, pela qualidade da formação da nossa comunidade”, completou o reitor.

No Cecon e no Conjunto Arquitetônico da Concha Acústica da UFPE (1ª etapa), as ações incluem reforma e ampliação da concha, além da construção do parqueamento, conjunto de acessos de veículos, pedestres, inclusive estacionamento. “O Centro de Convenções da [Universidade] Federal [de Pernambuco] é um dos melhores espaços físicos, do ponto de vista de infraestrutura ligada ao cinema, ao teatro e ao espaço de debate da própria Universidade. E é um equipamento muito importante para todos os segmentos da Universidade Federal de Pernambuco”, ressaltou o ministro Mendonça Filho. O valor total contratado para esta obra é de R$ 13.989.569,28, dos quais R$ 10 milhões já foram repassados pelo MEC via Termo de Execução Descentralizada (TED).

Foto: MEC

Ministro assina documento que libera recursos para a FDR

Já os trabalhos na FDR contemplam a restauração do prédio, que chega à 5ª etapa – 1ª parte, com valor de R$ 6.076.505,84. Serão realizadas obras relativas a coberturas, cúpulas, forros e fachada. O atual projeto atualiza e complementa os projetos executivos produzidos nos anos de 2004 e 2010. “O prédio de Direito é um patrimônio histórico do Recife e do Brasil. É uma faculdade que tem reconhecimento internacional”, afirmou Mendonça Filho. Para o diretor da FDR/CCJ, professor Francisco de Queiroz Bezerra Cavalcanti, a liberação desses recursos demonstra a importância e a qualidade da FDR como instituição de ensino.

A cerimônia de assinatura da ordem de serviço do Cecon/Concha Acústica e de liberação de verba para a FDR teve presença de pró-reitores e gestores da UFPE. O dispositivo oficial da solenidade foi composto pelo ministro Mendonça Filho; pelo reitor Anísio Brasileiro; pelo professor Francisco de Queiroz Bezerra Cavalcanti; pelo presidente da Fundaj, Luiz Otávio de Melo Cavalcanti; pelo juiz de Direito aposentado Adeildo Nunes; e pelo vereador do Recife Jayme Asfora.

Data da última modificação: 26/02/2018, 14:46