Notícias Notícias

Voltar

CEA promove a palestra “China, futebol e desenvolvimento: socialismo e soft power”

O palestrante será o professor Emanuel Leite Júnior

O Centro de Estudos Avançados (CEA) da UFPE, por meio de sua Coordenadoria de Estudos de Ásia (Ceásia), promove a palestra “China, futebol e desenvolvimento: socialismo e soft power”, com o professor Emanuel Leite Júnior. A palestra acontecerá na quinta-feira (14), às 15h, no Auditório Manoel Correia de Andrade, no 3° andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Ceásia. 

O tema, que também é título do livro do professor Emanuel Leite Júnior, abre novas perspectivas sobre os conceitos de hegemonia, soft power, socialismo com características chinesas e a ascensão da China à posição de superpotência geopolítica.

Refletindo sobre a ideia de soft power em relação ao imperialismo e à ideologia, e contrastando com as análises ortodoxas ocidentais predominantes sobre o desenvolvimento chinês, este livro mostra como o “Sonho do Futebol Chinês” é um componente significativo do “Sonho Chinês” de “rejuvenescimento da nação” e mostra como o futebol pode ajudar a compreender melhor o papel do Estado como indutor de desenvolvimento e destruição criativa.

Emanuel Leite Jr. é formado em Jornalismo pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) e bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Autor dos livros “Cotas de televisão do Campeonato Brasileiro: apartheid futebolístico e risco de espanholização”, cujo material serviu de base para o projeto de lei 755/15, e “A história do futebol na União Soviética’ (Ed. Multifoco, selo Drible de Letra).

Como jornalista, passou pelo Diario de Pernambuco (2012 a 2016), atuou como correspondente do Estado de São Paulo no Recife, durante a Copa do Mundo Fifa 2014, através do programa “Seleção Universitária”, e já colaborou com o jornal esportivo português O Jogo. É doutor em Políticas Públicas pela Universidade de Aveiro, em Portugal, tendo como objeto de pesquisa o plano de desenvolvimento do futebol chinês.

Data da última modificação: 11/03/2024, 13:41