Candidatos à Reitoria participam de debate realizado pela Associação dos Docentes da UFPE

Auditório ficou lotado de estudantes, professores e técnicos administrativos interessados em saber mais sobre as propostas

Foto: Bernardo Sampaio

Candidatos apresentaram propostas e fizeram perguntas entre si

Os candidatos à Reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para a gestão 2019-2023 participaram, na tarde de terça-feira (14), do debate promovido pela Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe) no Campus Recife. O Auditório Newton Maia, no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), ficou lotado de estudantes, professores e técnicos administrativos interessados em saber mais sobre as propostas das cinco chapas.

Na abertura do evento, o presidente da Adufepe, José Edeson de Melo Siqueira, que mediou o debate, defendeu a importância da democracia e do respeito à livre escolha da comunidade acadêmica pelo Conselho Universitário e pelo Governo Federal. Ele destacou a criação do Observatório do Conhecimento https://observatoriodoconhecimento.org.br/, nova rede em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade concebida por associações de docentes de 14 estados.

As chapas inscritas e homologadas, em ordem alfabética, a partir do nome do candidato a reitor, são: Alfredo Macedo Gomes e Moacyr Cunha de Araújo Filho (nº 55), Daniel Álvares Rodrigues e Roberta Ramos Marques (nº 54), Edilson Fernandes de Souza e Sandro Cozza Sayão (nº 50), Florisbela de Arruda Câmara e Siqueira Campos e André Luís de Medeiros Santos (nº 53) e Jeronymo José Libonati e José Luiz de Lima Filho (nº 59).

Inicialmente, cada chapa teve cinco minutos para apresentar suas propostas, em ordem definida por sorteio. Em um segundo momento, os candidatos fizeram perguntas uns aos outros e, por fim, responderam a perguntas dos três segmentos da comunidade acadêmica: estudantes, docentes e técnicos administrativos. O estudante Marjory Williams Soares Filgueiras de Lima participou da mesa como representante do alunado.

YOUTUBE – Esse foi o segundo debate com os reitoráveis realizado pela Adufepe. O primeiro aconteceu no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru, no último dia 7, e está disponível na íntegra no YouTube da Adufepe. O terceiro e último será no Centro Acadêmico de Vitória (CAV), em Vitória de Santo Antão, na próxima quarta-feira (22), às 16h, na quadra esportiva, contemplando os três campi da UFPE. A entrada é aberta ao público.

DATAS - A consulta em primeiro turno, apuração e divulgação parcial do resultado será no próximo dia 29, com divulgação do resultado oficial no dia 30. Em caso de segundo turno, a realização da nova consulta, apuração e divulgação parcial do resultado será no dia 12 de junho e a divulgação do resultado oficial, no dia 13 de junho. O envio do relatório final da Consulta à Comunidade ao Conselho Universitário será no dia 2 de julho.

HOTSITE - O hotsite da Consulta à Comunidade traz todas as informações sobre o processo, tais como as propostas dos cinco candidatos que concorrem ao cargo de reitor da UFPE e o calendário detalhado do processo. É importante ressaltar que os votantes devem, no ato da votação, apresentar documento oficial com foto (conforme relacionado na Instrução Normativa nº 02/2019) e informar o número do CPF.

Data da última modificação: 16/05/2019, 15:00