CAA recebe espetáculo MatemÁfrica - Raízes do Voo da Sankofa e a Potência do Boi-Bumbá

Gratuita e aberta ao público em geral, apresentação acontece às 19h30 no Auditório Luiz Gonzaga, localizado no Centro Acadêmico do Agreste

O Grupo Aya-Sankofa de Educação Matemática e o Laboratório de Ensino de Matemática do Agreste Pernambucano (Lemape), ligados ao Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), promovem, amanhã (7), o espetáculo de teatro de mamulengos MatemÁfrica - Raízes do Voo da Sankofa e a Potência do Boi-Bumbá. O evento, gratuito e aberto ao público em geral, é realizado no Auditório Luiz Gonzaga, localizado no CAA, em Caruaru, às 19h30.

A apresentação integra o projeto “MatemÁfrica em outros voos da Sankofa - Atravessamentos ancestrais, afrodiaspóricos e matemáticos”, que tem como objetivo a construção de um espetáculo que aborda os saberes africanos de uma forma lúdica e divertida. O projeto bebe na fonte dos genuínos brinquedos populares do Nordeste: o teatro de bonecos popular do Nordeste e o bumba-meu-boi. Mamulengos é uma expressão característica do brinquedo no estado de Pernambuco que tem personagens como a Catirina, o Mateus e o Bastião, bem conhecidos também nas apresentações de bumba-meu-boi. MatemÁfrica foi contemplado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) por meio do Edital de Apoio à Pesquisa e Ações Artístico-Culturais 2022.

“Lançamos mão da memória e o respeito à história de resistência e heroísmo dos nossos ancestrais para nos instigarmos a reconhecer os saberes africanos como potência e trincar a supremacia eurocentrista nas ciências e na matemática. Da simbologia da Sankofa – símbolo Adinkra do povo africano Akan, com quem nunca é tarde para aprender por fazer parte de nossas raízes – aquilombamo-nos com o conceito de africanidades em um de seus pilares: o da ancestralidade.”, explica o professor do Núcleo de Formação Docente do CAA e coordenador do projeto, Ivanildo Carvalho.

“Da raiz firme e forte do baobá, entrelaçamo-nos com a ‘origem-invenção’ do teatro de mamulengos, cujo sopro de existência, para alguns mestres mamulengueiros, deu-se por mãos negras, no chão das senzalas, a partir da construção dos bonecos em madeira. Como forma de resistência, o povo negro escravizado se reinventava para contar histórias de libertação, inclusive com narrativas que zombava do ‘senhor-branco-opressor-colonial’”, conta o docente.

SOBRE O ESPETÁCULO - O espetáculo teatral MatemÁfrica está de volta. Dessa vez presencial e de andanças pelas escolas do Agreste pernambucano. Catirina, Mateus e Bastião, depois da sua primeira viagem com O Voo Calculado da Sankofa, continuam na busca por conhecimentos para ligar os pontos das Africanidades Matemáticas Daqui e de Acolá, e agora com outras companhias - a Professora Bento, o Boi Cardozo e o Touro Ápis. Professor Canavieira, Pai Francisco de Aruanda e Vó Barbina chegam junto para seguir nessa viagem.

Professor Ivanildo Carvalho

ivanildo.carvalho@ufpe.br