Artigo sobre viabilidade de uso da energia solar em climatização é publicado em revista internacional

Publicação tem indicativo de qualidade (Qualis) A1, nota máxima atribuída pela Capes

Professores do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e uma pesquisadora de uma empresa de consultoria canadense juntaram esforços para desenvolver o estudo “Na economic analysis of the integration between air-conditioning and solar photovoltaic systems“ (“Uma análise econômica da integração entre ar-condicionado e sistemas solares fotovoltaicos”), que acaba de ser publicado na revista Energy Conversionand Management (ECM). A publicação tem indicativo de qualidade (Qualis) A1, nota máxima atribuída pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O artigo apresenta uma análise econômica considerando os aspectos técnicos relacionados ao emprego integrado da energia solar fotovoltaica, como uma fonte complementar de energia, em sistemas de climatização conectados à rede elétrica. Dois sistemas foram analisados em Recife e São Paulo, que apresentam distintos níveis de temperatura e irradiação. Os resultados apontaram suas variáveis mais críticas e indicaram uma alta viabilidade econômica, medida via taxa de retorno interna, de 28% e 22% para Recife e São Paulo, respectivamente.

Os autores são os professores do IFPE Gustavo de Novaes Pires Leite, Álvaro Antônio Villa Ochoa e Newton da Franca Prestrelo Neto, a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) da UFPE Franciele Weschenfelder, o professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPE Alex Maurício Araújo e a fundadora da Core Renewable Energy, no Canadá, Andrea Kraj.

REVISTA - Energy Conversion and Management é uma revista internacional para publicação de contribuições originais e artigos abrangentes de revisão técnica de pesquisa interdisciplinar e original de todos os tópicos importantes sobre energia. Os tipos de energia abrangem todos os recursos energéticos conhecidos, incluindo recursos renováveis (por exemplo, energia solar, bio, hídrica, eólica, geotérmica e oceânica), combustíveis fósseis e recursos nucleares. A revista apresenta um fator de impacto de 6.377 e é ranqueada pela Capes como A1 na área das Engenharias III (áreas da Engenharia Mecânica; Produção; Aeroespacial; Aeronáutica; Gestão; Petróleo: Oceânica; Naval; Energia e Planejamento Energético; Pesquisa Operacional; Automotiva e Automobilística).

Alex Maurício Araújo
ama@ufpe.br