Artigo com participação da UFPE é publicado em revista internacional de Mecânica Estatística

Paper apresenta resultados parciais da tese de doutorado do Gustavo Novaes Pires Leite, do IFPE

Um artigo de professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) na área de Mecânica Estatística e suas aplicações será publicado no periódico internacional de Física “Physica A: Statistical Mechanics and its Applications”, da Editora Elsevier, em janeiro de 2019. A revista tem classificação A2 no sistema brasileiro de avaliação de periódicos Qualis, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O artigo “Entropy measures for early detection of bearing faults” trata de tema de grande interesse para o emergente setor industrial e de serviços eólicos brasileiro, estudando e desenvolvendo procedimentos científico-tecnológicos com foco nas modernas técnicas de detecção de falhas em rolamentos de turbinas eólicas através do monitoramento de quantificadores não paramétricos baseados na teoria da informação.

A produção apresenta resultados parciais da tese de doutorado do Gustavo Novaes Pires Leite, do IFPE, defendida este ano no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) da UFPE sob a orientação dos professores Alex Maurício Araújo (Departamento de Engenharia Mecânica) e Pedro André Carvalho Rosas (Departamento de Engenharia Elétrica). Além deles, também assinam o artigo os professores Tatijana Stosic, do Departamento de Física e Matemática da UFRPE,e Borko Stosic, do Departamento de Estatística e Informática da UFRPE.

ÁREA - “A mecânica estatística se propõe a explicar o comportamento dos sistemas macroscópicos, estudando as propriedades estatísticas de seus constituintes microscópicos. As aplicações das técnicas de mecânica estatística são difundidas e incluem aplicações em sistemas físicos como sólidos, líquidos e gases”, explica o professor Alex Maurício Araújo, do Departamento de Engenharia Mecânica.

Professor Alex Maurício Araújo

Data da última modificação: 10/10/2018, 13:04