Artigo científico de pesquisador da UFPE revela impacto dos derramamentos de óleo na dispersão de espécies marinhas

Por Petra Pastl

O pesquisador Davy Barbosa Bérgamo (bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq), mestre em Oceanografia Biológica pelo Programa de Pós-Graduação em Oceanografia (PPGO) da UFPE, em 2022, e formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), publicou o artigo intitulado “Tar balls as a floating substrate for long-distance species dispersal” na revista Marine Pollution Bulletin, classificada com Qualis A1 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O trabalho se destacou ao discutir o impacto das “tar balls” (fragmentos de óleo) no transporte de espécies marinhas em longas distâncias.

O artigo foi desenvolvido em parceria com o professor do Laboratório de Bentos (Laben) José Souto Rosa Filho e o pesquisador Nykon Craveiro, do Laboratório de Compostos Orgânicos em Ecossistemas Costeiros e Marinhos (Organomar), professores Gilvan Takeshi Yogui, Eliete Zanardi-Lamardo, o pesquisador Lino Angel Valcarcel Rojas, do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco, a professora do Laboratório de Ecossistemas Aquáticos (Leaqua) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Karine Matos Magalhães, a doutoranda Maria Cecília Santana de Lima, também do Leaqua, e o professor Marcelo Oliveira Soares do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC).

As “tar balls”, que são fragmentos de óleo, têm sido frequentemente encontradas nas praias do Nordeste do Brasil nos últimos anos e são o resultado de derramamentos de petróleo no Oceano Atlântico sul. O estudo em questão revela que essas “tar balls” podem atuar como vetores de dispersão de espécies marinhas ao longo de longas distâncias, o que pode ter sérias implicações para a biodiversidade costeira.

O artigo pontua que as “tar balls” carregadas pelo oceano podem transportar não apenas cracas, como também uma variedade de outras espécies, como decápodes, artrópodes, poliquetas e algas. Além disso, a pesquisa investiga a composição química do óleo nas “tar balls” e discute a origem dessas manchas, incluindo sua possível rota antes de atingir a costa.

“Discutimos a recorrente chegada de manchas de óleo de diferentes origens na costa do Brasil desde 1989, especialmente, dos eventos anuais registrados desde 2019 no Nordeste do país, entre agosto e dezembro. Ressaltamos, ainda, o uso de espécies marinhas (Lepas spp. Linnaeus, 1758) aderidas aos fragmentos de óleo (tar balls) de 2022 como estimadores do tempo de flutuação e distância percorrida pelos derramamentos de óleo no Atlântico Sul, discutindo as implicações ambientais do transporte de longa distância de espécies aderidas às ‘tar balls’ e os possíveis impactos na biodiversidade brasileira”, explica o pesquisador Davy Barbosa Bérgamo.

Um dos achados mais significativos do estudo é que as “tar balls” são colonizadas por diversos organismos, que podem se manter vivos no substrato por vários meses. Isso significa que esses fragmentos de óleo podem desempenhar um papel fundamental na disseminação de espécies marinhas, incluindo aquelas não nativas da região.

Os autores destacam a importância de monitorar os derramamentos de petróleo em águas internacionais, uma vez que as “tar balls” provenientes desses acidentes podem atingir as costas de diferentes países. Portanto, é essencial que haja um sistema de vigilância e mitigação eficaz para responsabilizar as partes envolvidas em ações ilegais de acordo com a United Nations Convention on the Law of the Sea (Unclos).

Esse trabalho é resultado de diversos projetos de pesquisa realizados pelos pesquisadores envolvidos e enfatizam a importância da colaboração entre instituições acadêmicas e governamentais para abordar questões ambientais complexas.

PROJETO DESENVOLVIDO JUNTO AO CNPQ - A bolsa CNPq de Davy é vinculada ao projeto “Efeitos crônicos do derramamento de óleo sobre os ecossistemas costeiros (recifes, estuários e prados de angiospermas marinhas) do litoral de Pernambuco” (nº processo: 440826/2020-9), cujo coordenador é o professor Gilvan Takeshi Yogui. do Departamento de Oceanografia, do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE, que também foi um dos autores do artigo publicado na Marine Pollution Bulletin. O artigo é resultado da pesquisa que vem sendo desenvolvida no projeto do CNPq, do qual fazem parte também outros professores de Oceanografia da Universidade.

Davy Barbosa Bérgamo

davybberg@gmail.com