Alunos do CAp recebem Diploma de Estudos em Língua Francesa (Delf)

Solenidade ocorreu no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, no Campus Recife da UFPE

Fotos: Passarinho

Estudantes comemoram o recebimento dos diplomas

“Para mim, esse momento é uma abertura para o mundo; mais uma oportunidade que eu tenho de realizar o meu desejo de ganhar o mundo”. Assim, o estudante Fernando Pires de Góes Vilachan, 16 anos, do 2º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFPE, definiu a sensação de ter sido um dos 50 alunos do CAp a receber o Diploma de Estudos em Língua Francesa (Delf) 2018, conferido pelo Ministério de Educação Nacional da França, em cerimônia realizada no dia 18, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no Campus Recife da Universidade.

Importância do diploma é destacada pela diretora do CAp

A solenidade contou com a presença do reitor Anísio Brasileiro, da adida de cooperação educacional na Embaixada da França em Brasília, Catherine Pétillon, da diretora do Colégio, Lavínia Ximenes, e da professora Fernanda Puça, além da presidente da Aliança Francesa do Recife, Sara Noël-Bouton, professores do CAp e de pais e mães dos alunos. Catherine Pétillon, que responde pela Francofonia e pela promoção do ensino de francês nas escolas e universidades, destacou a importância dos diplomas, que são aceitos no mundo todo e possibilitam o pedido de bolsas ao Ministério brasileiro da Educação (MEC). “Graças ao excelente curso do Colégio de Aplicação os resultados dos testes foram muito bons”, acrescentou.

Ao se dirigir aos diplomados, o reitor Anísio Brasileiro, fez seu doutorado na França, manifestou o desejo de que todos os estudantes do Brasil tivessem a oportunidade de estudar numa escola de excelência como o Aplicação e afirmou: “Todos nós devemos perseguir esse sonho”. Ele destacou que os estudantes que eles estavam recebendo o primeiro diploma internacional deles e completou: “A França nos dá um ideal de vida e vocês agora têm mais facilidade para acessar essa cultura”. Para a professora Fernanda Puça, coordenadora de Francês do Colégio de Aplicação, “a realização e aprovação nos exame é muito importante para a formação de línguas, a ampliação de horizontes e a abertura para a área acadêmica dos estudantes”.

EXAME – O Delf é um certificado em língua francesa obtido a partir de um exame avaliativo. O objetivo da avaliação é certificar as competências em língua francesa de candidatos estrangeiros que não possuam diploma de ensino secundário ou superior público francês. Quem efetua o exame escolhe o nível de conhecimento e fluência ao qual será submetido. O exame é pago, portanto, cada nível equivale a um valor diferente. Neste caso, foi realizado mediante parceria entre a UFPE, Embaixada da França, Aliança Francesa e o Colégio de Aplicação.

Desde 2007, o Colégio de Aplicação possui um convênio com o Consulado Geral da França no Recife para reduzir os custos de realização do exame, que caem pela metade para quem estuda na instituição. “O incentivo não é só financeiro, mas faz crescer nos estudantes a ânsia por um diploma renomado e a confiança em sua própria capacidade de domínio da língua”, explica a professora. Segundo a diretora do CAp, professora Lavínia, o exame atende à proposta de formação integral do aluno, desenvolvimento das múltiplas dimensões, para um mundo de muitas exigências, linguagens e idiomas.

O Delf Scolaire é a versão da avaliação destinada a estudantes colegiais (secundaristas) existente desde 2005. A avaliação é estruturada e realizada da mesma maneira que o Delf “comum”, mas adaptada para a realidade deste público. O diploma é reconhecido mundialmente. É corrigido e consumado diretamente pelo Governo Francês, além de não possuir data de validade. As provas escritas do Delf 2019 serão realizadas nos dias 13 e 14 de novembro.

Data da última modificação: 25/06/2019, 17:57