Alunos de Nutrição do Centro Acadêmico de Vitória desenvolvem produtos alimentícios com batata-doce

Objetivo da disciplina Tecnologia de Alimentos é aprender princípios de conservação e obtenção de produtos alimentícios

Alunos e professor Leandro Finkler finalizam os produtos

O aproveitamento integral da batata-doce foi o foco da disciplina “Tecnologia de Alimentos”, ministrada neste semestre letivo (referente a 2022.2) a 28 alunos do curso de Nutrição do Centro Acadêmico de Vitória (CAV), em Vitoria de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco. Como resultado, os estudantes ganharam novos conhecimentos e produziram uma série de produtos alimentícios com essa matéria-prima, como paçoca, batata-doce caramelizada, geladinho, licor, embutido, molho, purê doce, corante, infusão, chips, massa de pizza e empanado.

Entre os produtos estão paçoca, batata-doce caramelizada, geladinho e licor

“A disciplina faz com que os alunos fiquem imersos em uma atividade que busca a criatividade para a transformação de matérias-primas alimentícias tradicionais, como a batata-doce, em produtos nem sempre usuais ou ainda inexistentes no mercado. Essa imersão faz com que os alunos fiquem preparados para criar oportunidades”, explicou o professor Leandro Finkler, que coordenou as atividades de desenvolvimento de produtos em colaboração com a professora Marcela Sarmento.

A disciplina “Tecnologia de Alimentos” tem como objetivo compreender os princípios de conservação e obtenção de produtos alimentícios. A cada semestre, a turma escolhe uma matéria-prima que pode ser transformada em produto, sem repetir as matérias-primas dos semestres anteriores. Além dos conceitos inerentes à disciplina, a turma elabora um trabalho que exige a transformação de alguma matéria-prima alimentícia em um produto que possa ser comercializado.

Professor Leandro Finkler

leandro.finkler@ufpe.br