Alunos de Medicina do CAA participam de Oficina de atendimento ao trauma, durante a VI Jornada Acadêmica do NCV

Eles contaram com o apoio da PRF e do Samu para a iniciativa

Alunos do curso de Medicina do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE participaram no dia 13, no horário da tarde, durante a VI Jornada Acadêmica do Núcleo de Ciências da Vida, da “Oficina de atendimento ao trauma”. A oficina contou com uma professora orientadora e três alunos como organizadores, além de parcerias com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que deu acesso a um carro acidentado) e o Samu, que forneceu equipamentos para a iniciativa.

Alunos e docentes durante a realização da oficina

A oficina foi dividida em três momentos, sendo o primeiro com aulas teóricas sobre o atendimento inicial ao trauma (XABCDE) e controle de hemorragias; o segundo, com a simulação do atendimento, com pessoas usando tintas e maquiagem; e o terceiro, o encerramento com perguntas e respostas sobre os procedimentos.

O objetivo da oficina foi esclarecer como deve ocorrer o atendimento inicial, comumente realizado pela equipe do Samu, aos pacientes vítimas de trauma, com destaque prático para os acidentes automobilísticos.

A jornada, que ocorreu de 11 a 14, incluiu diversos temas, como Manejo de Crises Hipertensivas, Elaboração de Receituários Médicos, Estado mental para o Médico Generalista, entre outros.

Data da última modificação: 15/03/2024, 13:43