Notícias Notícias

Voltar

Alfredo Gomes e Moacyr Araújo são reconduzidos aos cargos de reitor e vice-reitor da UFPE para o quadriênio 2023-2027

Evento ocorreu no hall do Centro de Convenções da UFPE, tendo sido prestigiado pela comunidade acadêmica e autoridades

Os professores Alfredo Macedo Gomes e Moacyr Cunha de Araújo Filho foram reconduzidos aos cargos de reitor e vice-reitor da UFPE, respectivamente, na última sexta-feira (27), em solenidade no hall do Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). No seu discurso, Alfredo Gomes afirmou que “é muito bom contar com alguém como o professor Moacyr Araújo para compartilhar uma tarefa como essa de gerir uma universidade”. Moacyr Araújo disse que, além de parceria na gestão, “o professor Alfredo Gomes é um grande amigo”. E destacou que a parceria entre os dois “dá tão certo por conseguirmos levar tudo com leveza e bom-humor”. Ambos destacaram a força da UFPE em enfrentar o período da pandemia de covid-19 e hoje iniciarem juntos o segundo mandato, para o período 2023-2027.

Fotos: David Sales e Rayman Phelipe
 

Alfredo Gomes e Moacyr Araújo assumem novo mandato para o período 2023-2027

A mesa da solenidade foi composta pelo professor Ricardo Pinto de Medeiros, decano do Conselho Universitário da UFPE e vice-diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH); pela governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra; pelo prefeito do Recife, João Campos; pela professora Janete Maria Lins de Azevedo, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do curso de Pedagogia – que foi a responsável pela saudação à gestão de Alfredo Gomes e Moacyr Araújo, representando os docentes da Universidade –; pela presidenta da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), professora Márcia Angela da Silva Aguiar; pela servidora Camila Albertina Dantas de Lima, técnica de laboratório do Departamento de Oceanografia e representante do corpo técnico administrativo em educação da UFPE, e pela estudante do Centro de Educação (CE) Débora Karolayne da Silva, representante do corpo discente da Universidade. 

Marcaram presença na cerimônia os doutores Honoris Causa pela UFPE, Lia de Itamaracá e pai Ivo de Xambá, que foram aplaudidos de pé ao terem sido mencionados pelo reitor, além dos reitores da Unicap, padre Pedro Rubens; do IFPE, José Carlos de Sá; da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão; e da Fafire, a irmã Maria das Graças Soares da Costa, além dos deputados Augusto Coutinho e Túlio Gadelha; o ex-reitor da UFPE Anísio Brasileiro; o ex-vice-reitor Gilson Edmar, diretores de centro, pró-reitores, docentes, técnicos, alunos e funcionários terceirizados, da UFPE e do Hospital das Clínicas da Universidade.

  

Integrantes da Comissão de honra introduziram os gestores no hall do Centro de Convenções

Alfredo e Moacyr foram introduzidos por uma comissão de comissão de honra escolhida por eles. Docentes, técnicos, estudantes e servidores terceirizados de todos os centros acadêmicos, sendo foi formada pelos seguintes nomes: Alex Costa da Silva, professor do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG); Viviane Maria Cavalcanti de Castro, professora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), representando o centro e a Comissão de Bem-Estar Animal da UFPE; Robertão, cachorro sem raça definida (SRD); mascote da Reitoria e representante da comunidade animal; Edna Natividade, professora do Centro de Informática (CIn); Simone Dias, professora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA); Torquato da Silva Castro Júnior, professor do Centro de Ciências Jurídicas/Faculdade de Direito do Recife (FDR); Andresa Candida da Silva, estudante do Centro de Ciências da Saúde; Severino Alves Júnior, professor do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN); Filipe Carrilho de Aguiar, médico no Hospital das Clínicas da UFPE (HC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh); Alba Maria Aguiar Marinho Melo, pedagoga no Centro Acadêmico do Agreste (CAA); Marliete Cristina Barbosa Lima, técnica administrativa, representando todos os servidores da Reitoria; Elias Manoel Duarte, técnico do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG)/Departamento de Oceanografia; Ernani Nunes Ribeiro, professor do Centro Acadêmico de Vitória (CAV); Sebastião Soares de Oliveira, técnico na Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), representando os servidores das unidades administrativas; Amanda Carla Ganimo do Nascimento, bibliotecária no Centro de Artes e Comunicação (CAC), representando também o corpo técnico das bibliotecas da Universidade; José Rafael Soares Da Silva, estudante do Centro de Biociências, representando os estudantes da pós-graduação; Luara Poliana de Vasconcelos Sousa, estudante indígena do Centro de Educação (CE); Gabriel Guimarães Félix da Silva, estudante do Colégio de Aplicação (CAp); e José Gilson Lopes de Souza, motorista na  Universidade, representando os funcionários terceirizados.

O professor Ricardo Medeiros, vice-diretor do CFCH, abriu a cerimônia e aproveitou o momento para agradecer pela convivência e trabalho com os diretores dos centros, na gestão que passou, “pois uma gestão realizada com compromisso, mas também com afeto, faz muita diferença”. Em seguida, a pró-reitora de Pós-Graduação (Propg), professora Carol Leandro, foi convidada para fazer a transladação da samarra do reitor, enquanto a técnica Isabella Andrade tocou a música “Lamento Sertanejo” no violão, que o professor Alfredo Gomes aprecia muito. A pró-reitora de Extensão e Cultura, Conceição Reis, colocou o colar reitoral. Roberta Japiassu, assessora do cerimonial da UFPE, fez a leitura do ato de nomeação do reitor no Diário Oficial pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reconduzindo-o ao cargo.

 

Pró-reitoras fizeram a transladação de vestes e do colar reitoral

Depois, foi a vez da pró-reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), Brunna Carvalho, fazer a transladação da samarra do vice-reitor, enquanto Isabella tocava o frevo de bloco “Hino da Ceroula” para o professor Moacyr Araújo. O reitor Alfredo Gomes, então, já empossado, reconduziu o professor Moacyr ao cargo de vice-reitor.

A transmissão de cargo é feita simbolicamente pela aposição dos símbolos: samarra, borla e colar reitoral. A samarra é uma vestimenta complementar das vestes doutorais próprias do cerimonial universitário, de uso exclusivo do reitor, na cor branca, simbolizando a reunião de todo o conhecimento. A borla tem o simbolismo idêntico ao da samarra e somente os reitores e doutores podem usá-la. Nas universidades, as insígnias complementares das vestes talares são indicativas do poder institucional e temporal inerentes aos cargos. O colar reitoral é o ornamento usado pelos reitores como símbolo do poder.

 

Familiares dos gestores, docentes, técnicos e alunos prestigiaram o evento

SAUDAÇÃO - A professora Janete Lins realizou uma saudação à gestão anterior de Alfredo Gomes, e disse se sentir, de certa forma, também reconduzida, principalmente por também ter realizado o discurso panegírico da posse do primeiro mandato, há quatro anos. Porém, ela disse que felizmente a cerimônia ocorria em um contexto socioeconômico muito diferente do qual ocorreu a posse de quatro anos atrás. “O que não significa que não temos desafios a superar. Entre os desafios da UFPE, estão os novos padrões de sociabilidade, a predominância do individualismo, dentre outros”, afirma. Ela destacou a criação de bolsas de manutenção de discentes e a ampliação do Restaurante Universitário, entre os feitos do período. E a professora finalizou recitando o poema “Tecendo a manhã”, de João Cabral de Melo Neto.

Um vídeo institucional mostrou um breve resumo dos últimos quatro anos da gestão de Alfredo e Moacyr, realizado pela Superintendência de Comunicação (Supercom).

O prefeito do Recife, João Campos, parabenizou a recondução dos professores Alfredo e Moacyr, e fez uma saudação especial à Lia de Itamaracá, que será a homenageada no Carnaval do Recife, junto com Chico Science (in memoriam). Ele também afirmou “que a pandemia nos deixou mais fortalecidos para seguir adiante, e que ele se sente parte da UFPE”. “As águas adversas, como a pandemia, formaram bons marinheiros. Então, a gente passou por tudo isso e tenho certeza que agora estamos muito fortalecidos pra seguir com uma gestão muito melhor. Eu me sinto parte da Universidade. Fui aluno da UFPE, me formei em Engenharia, no CTG, não tem muito tempo, a idade não nega. Temos parcerias com a UFPE e vamos continuar”, afirmou. Finalizou dizendo que ele e o reitor possuem atividades muito parecidas, pois cuidar de uma universidade é muito parecido com cuidar de uma cidade.

A representante do corpo técnico administrativo da UFPE Camila Lima foi chamada para fazer a sua fala, e, em seguida, foi a vez da representante do corpo discente da Universidade, a estudante Débora Karolayne. As duas agradeceram muito ao reitor Alfredo pelo cuidado e presteza às suas solicitações e às de colegas durante a gestão.

 

Dirigentes destacam feitos do primeiro mandato e pensam no futuro

O vice-reitor Moacyr Araújo disse que, além de parceria de gestão, “o professor Alfredo Gomes é um grande amigo". E que a parceria entre os dois dá tão certo “por conseguirem levar tudo com leveza e bom-humor”. Ele também lembrou do quanto a Universidade está mais forte, após os dias duros que foram a pandemia. “É engraçado que a mesma pandemia que nos separou nos uniu. Nós somos, hoje, a segunda universidade do Brasil que mais fez teste de covid-19. Tivemos mais de cem projetos de pesquisa e uma belíssima comunidade integrada. Nós estamos, enquanto universidade, mais altivos e mais ativos. Estamos ativos trabalhando em cima da Agenda 2023 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). A palavra carro-chefe é sustentabilidade. E muito mais do que uma Universidade Federal de Pernambuco, nós somos uma universidade para Pernambuco”, explanou.

O reitor Alfredo Gomes, durante seu discurso, afirmou que é muito bom contar com alguém como o professor Moacyr Araújo para compartilhar uma tarefa como essa de gerir uma universidade. “Estamos nesse momento fazendo uma releitura da Universidade, pois a UFPE vai fazer 200 anos em 2027, através da Faculdade de Direito de Recife (FDR), onde hoje fica o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ)”, afirmou ele. Alfredo ainda agradeceu a toda a equipe que esteve de 2019 a 2023 com ele e Moacyr, especialmente os pró-reitores, diretores de centros e superintendentes, e o chefe de Gabinete, o professor Sérgio Abranches.

 

Autoridades como a governadora Raquel Lyra e o prefeito João Campos prestigiaram a solenidade

Ele também deu a boa notícia de que a ordem de serviço da recuperação do Teatro da UFPE acaba de ser assinada. A estimativa é que, em dois anos, será concluída. O reitor lembrou ainda que houve a reabertura do curso intercultural indígena, que agora funciona de modo regular na Universidade, e está na segunda turma. “Também ampliamos para 174 vagas das leis de ações afirmativas para povos indígenas e quilombolas no Sisu, para todos os demais cursos. E a pós-graduação também terá a lei de ações afirmativas instaurada, com 30% de suas vagas destinadas às pessoas negras, indígenas, PCDs, quilombolas e LGBTQIA+. Para os concursos, também ampliamos para 20% as vagas das leis de ações afirmativas”, afirmou. Já estamos na construção, juntos, juntas e juntes, de uma UFPE mais democrática, justa, igualitária, diversa e plural.

Data da última modificação: 30/10/2023, 18:27