Notícias Notícias

Voltar

Ação educativa, hoje (28), antecipa o Dia Nacional da Visibilidade Trans no HC

Foram distribuídos folhetos com informações a respeito do assunto nas portarias da unidade hospitalar e afixados cartazes informativos na Portaria 4

Uma ação educativa realizada hoje (28) antecipou a celebração do Dia Nacional da Visibilidade Trans, que é comemorado em 29 de janeiro. Parte da equipe que compõe o Espaço de Cuidado e Acolhimento Trans do Hospital das Clínicas da UFPE distribuiu folheto com informações a respeito do assunto nas portarias da unidade hospitalar. Além da panfletagem, cartazes informativos estão afixados na Portaria 4 e o vídeo da campanha institucional “Pessoas trans são como você: humanas e merecem respeito” está sendo exibido no totem da Portaria 1.

“Um dos compromissos do Espaço Trans do HC é proporcionar a sensibilização em nossa comunidade hospitalar sobre as necessidades e o cuidado da população travesti e transexual por meio de ações como essa”, explica a psicóloga Suzana Livadias, coordenadora do Espaço de Cuidado e Acolhimento Trans e chefe da Unidade de Atenção Psicossocial do HC.

O HC é unidade de referência na atenção à saúde da população travesti e transexual em Pernambuco, sendo um dos cinco centros habilitados do Brasil a realizar a cirurgia de transgenitalização (masculino para o feminino), o único no Norte e Nordeste. Nestes sete anos, foram realizadas 57 delas. Outros procedimentos realizados no HC para as mulheres trans são a implantação de próteses de silicone e suavização do Pomo de Adão; e para os homens trans, a mamoplastia masculinizadora e a histerectomia (retirada do útero).

O 29 de janeiro foi escolhido como o Dia Nacional da Visibilidade Trans por ter sido a data em que representantes da comunidade trans, em 2004, realizaram ato público, em Brasília, para reivindicar seus direitos. “É importante ter esse tipo de atividade aqui no hospital para que algumas pessoas acabem com o seu preconceito”, afirma a aposentada Maria Lima.

Data da última modificação: 28/01/2022, 14:20