Publicador de contenidos Publicador de contenidos

Atrás

Ação de cirurgia vascular, no HC, atende quase 350 pessoas

O mutirão contou com a atuação de 20 médicos especialistas, além de residentes de cirurgia vascular e estudantes

Quase 350 pessoas compareceram ao mutirão de atendimento e conscientização “Circulando Saúde” realizado pelo Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital das Clínicas da UFPE em parceria com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e a Regional Pernambuco (SBACV-PE). A ação ocorreu nas próprias dependências do Ambulatório de Cirurgia Vascular do HC, no 5º andar, na sexta-feira (31). O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Foto: Divulgação

Equipe realizou consultas, exames e palestras informativas

A ação foi destinada a 416 pacientes pré-agendados e divididos pelos turnos de atendimento da manhã e da tarde. Das cem pessoas contatadas por telefone para realização de exame doppler, 81 compareceram. Das 316 agendadas para consulta, 262 foram ao HC. No total, 343 pacientes foram beneficiados.

O mutirão contou com a atuação de 20 médicos especialistas, além de residentes de cirurgia vascular e estudantes. Seu intuito principal foi o de diminuir essa fila de espera, agilizando o atendimento de pacientes e tratamento de suas respectivas condições vasculares. “A prevenção é um fator muito importante quando falamos de doenças vasculares, pois a agilidade de tratamento e pensamento preventivo são capazes de evitar formas mais avançadas de várias patologias do tipo e consequências graves como o risco de perda de membro”, explicou a especialista em Cirurgia Vascular do HC Catarina Almeida.

Foto: Kelvyn Nunes

Objetivo da ação foi reduzir a fila de espera por atendimento

Ao chegar no mutirão, os pacientes passaram por uma triagem, com ficha médica geral de avaliação, sucedida pela medição de peso, quantificação da altura e aferimento de pressão arterial. Após esse primeiro processo, os pacientes foram encaminhados para atendimento em e o exame de ultrassonografia doppler arterial e venoso, recebendo também orientações gerais dos especialistas. Integrante da fila de espera do ambulatório até então, Marineide da Silva convive com problemas vasculares há dois anos devido a uma queda. A doméstica, de 54 anos, aprovou o atendimento geral do mutirão, explicando que a agilidade da equipe foi muito positiva para abarcar a quantidade elevada de pacientes. “É a segunda vez que utilizo do Hospital das Clínicas por causa de problema vascular e, nesse mutirão, fiquei extremamente satisfeita por ter recebido um atendimento rápido e tranquilo”, comentou ela.

Além dos atendimentos gerais, o evento contou também com palestras informativas, que abarcaram um público expressivo de pacientes em espera, contando com temas como “Conhecendo a doença venosa, suas complicações e como evitá-las”; “As principais doenças que afetam a circulação: como diminuir os danos causados?”; e “Tratando a doença venosa – uma abordagem multidisciplinar: do profissional (médico, fisioterapeuta, enfermeiro) ao paciente e familiares”.

 

 

Fecha de la última modificación: 03/09/2018, 16:04