Acabou de entrar na UFPE? Saiba como ficar por dentro da vida acadêmica e tire suas dúvidas

Você sabia que a UFPE tem ônibus circular, feiras orgânicas e programa de reciclagem de óleo e baterias?

» Confira o episódio do Notícias do Campus no Spotify

Ingressou na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e está se sentindo um pouco perdido? Confira o Manual do Estudante, que traz informações como mapa dos três campi (Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão), redes wi-fi, bibliotecas, acesso ao Sistema de Informação e Gestão Acadêmica (Siga) e calendário acadêmico. A página também traz informes sobre acessibilidade, espaços culturais, auxílios e muito mais.

Foto: Vitória Galvão

Feira orgânica realizada às quartas fica localizada na frente do CCSA

Já a seção Vida Acadêmica do site da UFPE traz fluxos e documentos que podem ser acessados no decorrer da graduação, tais como formulários e requerimentos, informações sobre matrícula, disciplinas isoladas, carteira de estudante, emissão de comprovantes, uso do nome social, histórico escolar, colação de grau e diplomação. Confira abaixo outras dúvidas frequentes.

Como funciona o ônibus circular do Campus Recife? Como faço para chegar à UFPE?

O Campus Recife conta com duas linhas de ônibus internas gratuitas: o Circular Casa Feminina (via Viaduto da Caxangá) e o Circular Campus Interno (via General Polidoro). Ambas começam e terminam o percurso no terminal em frente à Editora UFPE. Confira os horários e os mapas de circulação de cada um deles. A página traz ainda informações sobre linhas de ônibus e aluguel de bicicletas.

Você sabia que existem feiras orgânicas na UFPE?

A Feira de Economia Solidária e Agroecológica acontece ao lado do prédio do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no Campus Recife, todas as quartas, das 5h às 13h. Outra feira acontece no estacionamento da Reitoria nas quintas-feiras pela manhã, até às 12h.

Como faço para descartar lixo para reciclagem no campus?

A Diretoria de Gestão Ambiental (DGA) tem um programa de reciclagem que conta com itens como óleo de fritura, pilhas, baterias, medicamentos, toners e resíduos químicos. Confira como realizar o descarte corretamente e conheça os guias e manuais explicativos.

Como faço para ficar informado sobre as novidades da UFPE?

A Assessoria de Comunicação (Ascom) conta com diversos canais: agência de notícias, boletim de notícias (veja como assinar a newsletter diária no site da agência), redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), vídeos no YouTube e podcast Notícias do Campus.

Para quem devo ligar em caso de emergência relacionada à segurança?

Você pode acionar a equipe da Superintendência de Segurança Institucional (SSI) por meio do telefone (81) 99159.5452. O serviço está disponível 24h. Quem utiliza o aplicativo Whatsapp também pode chamar a inspetoria para repassar informações e reclamações sobre as atividades da segurança. O número da Central de Operações de Segurança é (81) 2126.8061 / 8062.

Data da última modificação: 02/03/2020, 07:52