UFPE regulamenta oferta de componentes curriculares a distância nos cursos de graduação presenciais

Somatório da carga horária a distância dos componentes curriculares não deve ultrapassar 20% da carga horária total

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aprovou, na última quarta-feira (7), a resolução que regulamenta as condições e estabelece os procedimentos para a oferta de componentes curriculares a distância nos cursos de graduação presenciais, até o limite de 20% de carga horária total do curso. A resolução entra em vigor na data de sua publicação no Boletim Oficial.

Os componentes curriculares do curso de graduação presencial a serem ofertados na modalidade a distância conterão obrigatoriamente um momento de ambientação no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) compondo a carga horária regular da disciplina ofertada. A UFPE deve assegurar as condições materiais, tecnológicas e relativas à infraestrutura dos espaços comuns de permanência dos estudantes dos cursos presenciais.

As orientações de estágios, obrigatórios ou não obrigatórios; de atividades de campo; de práticas de ensino; de trabalho de conclusão de curso; de atividades extensionistas e atividades complementares poderão ser realizadas de forma a distância. A defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), as práticas de laboratório, as práticas profissionais e os estágios serão presenciais.

DOCUMENTO - A nova resolução considera a necessidade do desenvolvimento de uma formação e prática pedagógica inovadora com base no uso de materiais didáticos digitais, ferramentas e recursos da tecnologia da informação e da comunicação virtuais como estratégia metodológica de ensino e aprendizagem. O somatório da carga horária a distância dos componentes curriculares não deve ultrapassar 20% da carga horária total.

Também leva em conta a necessidade da vivência discente com a modalidade virtual, propiciando maior flexibilização no processo de apropriação dos conhecimentos, com aprendizagem autônoma, organizada em função de sua disciplina pessoal e de suas experiências e disponibilidades, oportunizando a aquisição de atitudes que conduzam à autodeterminação e à consciência da necessidade da aprendizagem permanente.

Data da última modificação: 12/08/2019, 13:24