Trabalho desenvolvido no Departamento de Física da UFPE recebe Voto de Aplauso da Câmara Municipal do Recife

Foi aprovado pela Câmara Municipal do Recife o Voto de Aplauso pela publicação do trabalho “Turbulence hierarchy in a random ¿bre laser”, desenvolvido por professores do Departamento de Física (DF) da UFPE, com estudantes de doutorado e mestrado do departamento. O requerimento foi de autoria do vereador André Régis e o Voto de Aplauso foi aprovado no último dia 27.

O trabalho sugere que a origem física da turbulência em lasers aleatórios pode estar na formação de uma hierarquia de estruturas dinâmicas no interior da fibra, consistindo de grupos correlacionados de centros espalhadores, que seriam o equivalente dos “redemoinhos” na turbulência clássica. O estudo foi publicado, no dia 31 de maio, na prestigiada Nature Communications.

No trabalho dos pesquisadores da Universidade, um grande número de dados experimentais da emissão de um laser aleatório de fibra de érbio, obtidos no laboratório do professor Anderson Gomes, foi analisado a partir de um modelo hierárquico de turbulência desenvolvido pelos professores Giovani Vasconcelos e Antônio Macêdo. Também participaram do projeto os professores Ernesto Raposo e Leonardo Menezes, além de estudantes do DF.

Departamento de Física - UFPE

Data da última modificação: 30/06/2017, 12:27