Notícias Notícias

Voltar

Referência no cuidado trans, HC promove mutirão de mastectomia masculinizadora

Quatro homens trans foram beneficiados em ação que diminui a lista de espera pelo procedimento

Quatro homens trans foram beneficiados pelo mutirão de mastectomia masculinizadora (retirada dos seios) no Hospital das Clínicas da UFPE, ação realizada no último sábado (1º). Eles estavam aguardando o procedimento na lista de espera do hospital, que é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A ação contou com profissionais das equipes da mastologia do Espaço Trans, da Cirurgia Plástica, da Anestesiologia e do Bloco Cirúrgico.

“Ações como essa têm uma importância enorme ao beneficiar quatro pessoas que estavam aptas para a cirurgia e acelerar a nossa lista de espera. Nossa intenção é ter um fluxo regular de cirurgias e realizar um outro mutirão ainda neste ano”, destaca a psicóloga e coordenadora do Espaço Trans do HC, Suzana Livadias.

De acordo com a mastologista Luizy Delça Porto, os pacientes assistidos no mutirão estão há, pelo menos, dois anos sendo acompanhados por uma equipe multiprofissional no Espaço Trans, que é uma das referências nacionais de assistência a essa população no Brasil. “A realização do mutirão permite concretizar o sonho desses pacientes que por muito tempo ficam presos aos seus corpos por falta de identificação própria. É uma espécie de libertação para eles. Parece ser um dia comum de um mutirão cirúrgico, mas para eles é o grande dia tão almejado”, ressalta.

Além dos benefícios aos pacientes, a ação também traz vantagens para a assistência e o ensino do HC. “Ao mesmo tempo em que conseguimos reunir uma quantidade mais ampla de pacientes conseguimos também integrar várias equipes de profissionais do HC num mesmo momento permitindo a troca de experiências”, afirma Luizy Porto.

Suzana Livadias pontua que cerca de 320 pessoas são acompanhadas pelo Espaço Trans do HC, ambulatório que promove o cuidado integral dessa população com ações de benefício à saúde física, mental e social. O espaço, em parceria com outras áreas assistenciais do HC, proporciona também procedimentos de transformação corporal como hormonização, cirurgia de transgenitalização (do masculino para o feminino), colocação de próteses mamárias, mastectomia masculinizadora, histerectomia (remoção cirúrgica do útero, que também pode incluir a retirada das trompas e ovários) e tireoplastias (para suavizar o pomo de adão e tornar a voz mais aguda).

Data da última modificação: 05/04/2023, 16:33