Projeto de pesquisa Enegrecendo currículos lança série de entrevistas em vídeo com pessoas negras do campo da saúde

A equipe do projeto de pesquisa “Enegrecendo currículos: as relações raciais nos cursos de medicina das universidades públicas de Pernambuco” lançou uma série de vídeos com entrevistas realizadas com pessoas negras referenciadas no campo da saúde no estado nordestino. O material está disponível no canal Ayé Antropologia no YouTube e no site do Enegrecendo Currículos

A lista de pessoas entrevistadas é formada por Ana Cláudia Rodrigues, Alesandro Brito, Inaldete Pinheiro de Andrade, Igor Oliveira, Jaci Santana, Jesus Moura, João Luis, Juliana Barbosa, Miranete Arruda, Rose Santos e Vera Baroni.

“O objetivo da série é visibilizar a contribuição de profissionais, gestores(as), docentes e estudantes negros(as) dos cursos de Medicina. As narrativas das entrevistas versam sobre a importância do debate racial nos currículos, as experiências da formação médica e dos demais profissionais de saúde atravessadas pelo racismo estrutural e institucional e os desafios de políticas públicas de saúde voltadas para a população negra”, apresenta a equipe.

Este projeto é um dos sete aprovados no Edital n° 29/2021 – Estudos Étnico-Raciais Solano Trindade, que foi lançado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). As pesquisas foram realizadas nos cursos de Medicina das universidades públicas de Pernambuco (UFPE e UPE) em campi nas cidades do Recife, Caruaru, Garanhuns e Serra Talhada.

O Enegrecendo Currículos é realizado pelo Ayé: Laboratório Interdisciplinar Natureza, Cultura e Técnica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com a coordenação da professora Ana Cláudia Rodrigues, do Departamento de Antropologia e Museologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA).

A equipe conta mais dez pesquisadores: Ana Carla da Silva Lemos, Raquel Lustosa da Costa Alves, Ana Katarina Brito, Flávia Martins Vieira, Thayane Lúcia Fernandes da Silva, Ariel de Assis Lima, Fernando Bernardo, Renata do Amaral Mesquita, Chales Martins, Alexsandro Brito.

Grupo de pesquisa Enegrecendo Currículos
(81) 98662.1107/(81) 99612.8320