Projeto coordenado por professora da UFPE ganha R$ 3,5 milhões para consolidar rede de pesquisa sobre a caatinga

Rede integrada reúne 54 pesquisadores e seus respectivos discentes vinculados a 12 programas de pós-graduação de 14 instituições

O projeto “Biodiversidade da caatinga: determinantes históricos e ecológicos, serviços ecossistêmicos e implicações para a sustentabilidade do semiárido brasileiro”, coordenado pela professora Inara Roberta Leal, do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi contemplado com R$ 3,5 milhões pela Chamada CNPq/MCTI/FNDCT nº 07/2023 - Desenvolvimento de Ações Estratégicas para Políticas em Biodiversidade no âmbito do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (Ppbio). O resultado da chamada está disponível aqui.

A iniciativa destina R$ 60 milhões para ampliar o conhecimento sobre os ecossistemas brasileiros e promover a identificação, caracterização, valorização e uso sustentável da biodiversidade. A chamada é promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

O projeto coordenado pela professora Inara tem como objetivo consolidar a Rede de Avaliação da Biodiversidade, Ecologia e Evolução da Caatinga (Rabeca). Trata-se de uma rede integrada de pesquisa que reúne 54 pesquisadores e seus respectivos discentes vinculados a 12 programas de pós-graduação de 14 instituições, o que deverá garantir a formação de recursos humanos qualificados para atuar na caatinga, um número que chega a pelo menos 60 estudantes de pós-graduação.

A rede vai descrever os principais padrões de biodiversidade da caatinga, seus condicionantes históricos e ecológicos, incluindo as perturbações antrópicas locais e globais, e identificar e valorar a provisão de serviços ecossistêmicos (de provisão à regulação) oferecidos pela floresta seca da caatinga, mas, também, a emergência de desserviços, como a proliferação de zoonoses.

Esta rede de pensamento estratégico deverá integrar, traduzir e disseminar seus achados entre atores chaves, particularmente tomadores de decisão e formuladores de políticas públicas, de forma a dar suporte a iniciativas, tecnologias e políticas públicas necessárias ao resgate da caatinga da atual trajetória de degradação ambiental e vulnerabilidade social, com futura inserção em uma trajetória de sustentabilidade em um cenário de mudanças climáticas e no uso da terra. Os recursos da chamada que contemplou o projeto serão destinados ao financiamento de itens de custeio, capital e/ou bolsa, compreendendo material de consumo; serviços de terceiros – pagamento integral ou parcial de contratos para pessoa física ou jurídica, de caráter eventual; despesas acessórias de importação; e passagens e diárias.

Professora Inara Leal

inara.leal@ufpe.br