Notícias Notícias

Voltar

Professora emérita Silke Weber é homenageada por sua trajetória

Evento foi realizado no auditório do Adufepe, que transmitiu o ato pelo YouTube

A defesa da educação e da democracia são marcas da trajetória da professora emérita da UFPE Silke Weber. Ela atuou na Universidade por mais de 50 anos, tendo permanecido no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), até este ano, mesmo após a aposentadoria formal, ocorrida em 2003. Para marcar a despedida das salas de aula, a docente recebeu homenagem do PPGS, ontem (17), em cerimônia que lotou o Auditório Professor Paulo Rosas, na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe), localizada no Campus Recife da UFPE.

Fotos: Luiza Cabral

Silke Weber recebeu o carinho e os depoimentos dos colegas

Com o público de pé e sob fortes aplausos, a homenageada foi recebida por colegas, amigos e familiares. Diversos professores fizeram suas falas, destacando os principais feitos da docente. “Homenagear Silke Weber significa homenagear a afetividade”, afirmou o vice-reitor Moacyr Araújo, no exercício da Reitoria. Ele fez alusão ao momento atual da sociedade, em que as Ciências Humanas precisam ser cultivadas e homenageadas.

Para o vice-reitor (ao centro), homenagear a docente significa homenagear a afetividade

“Essa plateia é a demonstração não só da sua importância, mas também de todo o carinho que ela [Silke Weber], digamos, deixou em toda essa sua trajetória de trabalho”, destacou o coordenador do PPGS, Gustavo Gomes da Costa. Para ele, o evento é uma celebração e um reconhecimento da relevância da professora Silke, que ajudou a fortalecer a Sociologia na UFPE e no país. “Esse momento é muito importante porque, Silke, você é uma figura central para a identidade do Programa [de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE]”, disse ele.

  

Docentes fizeram relatos emocionados sobre a trajetória profissional de Silke Weber

“Nós estamos muito felizes em homenagear esta que construiu uma trajetória baseada nas lutas e muito trabalho para a democratização de um bem comum, a educação, expondo nosso reconhecimento ao exercício diário de cidadania e valorização de práticas de inclusão social. A professora exemplar por pautar o seu agir na ética e no rigor da construção do conhecimento científico; o foco na realidade do seu tempo, no ouvir, principalmente, muito importante. No ouvir os sujeitos, no investigar suas carências e no traçar políticas públicas para contornar os obstáculos ao exercício da cidadania”, defendeu a professora Salete Cavalcanti, dos Programas de Pós-Graduação em Antropologia e em Sociologia da UFPE e uma das organizadoras do evento.

Em sua fala, Silke Weber agradeceu a homenagem e o carinho recebidos. Relembrou sua trajetória de vida e profissional e a importância da educação como um bem acessível a todos. A professora Silke também citou pessoas com quem conviveu, como os professores Paulo Freire (patrono da educação brasileira) e Paulo Rosas. A homenageada falou sobre a luta pela democracia especialmente durante o período da Ditadura Militar no Brasil. Com ações também fora da UFPE, ela atuou no Movimento de Cultura Popular (MCP) e foi secretária de Educação do Estado de Pernambuco. A professora ainda fez parte do grupo responsável pela criação da Adufepe, associação da qual foi integrante da primeira gestão e presidente da segunda gestão.

“Nada é feito por nenhuma pessoa particular, mas é feito sempre coletivamente”, salientou a professora Silke. “Eu gostaria de ressaltar que, tanto no PPGS, na Adufepe, na UFPE, na Secretaria de Educação [de Pernambuco], nada tem uma origem só. Ela é feita em conjunto, foi feita em conjunto em todo o tempo”, completou.

Durante a solenidade, foi exibido um vídeo com imagens e depoimentos em homenagem à professora Silke, com produção da Superintendência de Comunicação (Supercom) da Universidade. “Esse vídeo representa aqui o meu carinho, o meu agradecimento a tudo o que a professora Silke Weber fez e vem fazendo pela Universidade Federal de Pernambuco e para a vida de muita gente, em que Silke contribuiu de uma forma belíssima, com muita dedicação, com muita excelência, com muita qualidade e com muito carinho”, declarou, em gravação, o reitor Alfredo Gomes, que cumpre agenda em Brasília e não pôde comparecer ao evento.

Silke Weber recebe flores de José Audísio Costa

A cerimônia, que teve apoio da Adufepe e da UFPE, também contou com um momento poético-musical com os professores Paulo Marcondes (PPGS) e Ana Carolina Couto (Departamento de Música da UFPE). A professora Silke ainda recebeu flores das mãos dos professores Eliete Santiago (representando a Cátedra Paulo Freire da UFPE); José Audísio Costa (representando a Adufepe); e José Paulino Peixoto Filho (coordenador do curso de Pedagogia da UniFafire, representando essa instituição, onde Silke Weber se graduou).

Auditório ficou lotado de docentes, amigos e familiares da docente

PRESENÇAS – O evento em homenagem a Silke Weber contou com a formação de três mesas solenes. Participaram desses momentos, além da professora Silke: o vice-reitor Moacyr Araújo; Conceição Lafayette (diretora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas  – CFCH/UFPE); Gustavo Gomes da Costa (coordenador do PPGS/UFPE); Francisco Jatobá de Andrade (vice-coordenador do PPGS/UFPE); José Audísio Costa (primeiro tesoureiro da Adufepe); Márcia Ângela Aguiar (presidente da Fundação Joaquim Nabuco – Fundaj); Luciana Marques (Centro de Educação da UFPE); Remo Mutzenberg (PPGS/UFPE); Zélia Porto (Centro de Educação da UFPE); e Salete Cavalcanti (Programas de Pós-Graduação em Antropologia e em Sociologia da UFPE). Na plateia, os professores eméritos da UFPE Tânia Bacelar e Sergio Rezende prestigiaram o evento.

A cerimônia teve transmissão ao vivo no canal da Adufepe no YouTube. O vídeo está disponível para visualização. 

BIOGRAFIA – Silke Weber nasceu em Aracaju (SE) e tem vivido no Recife (PE) a maior parte de sua vida, com temporadas na França e Alemanha. É graduada em Pedagogia pela UniFafire (1960). Possui especialização em Planejamento Educacional pelo Institut de Recherches Et de Formation En Vue Du Developpement (IRFED), França (1964); mestrado em Psicossociologia pela Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), França (1966); e doutorado em Sociologia pela Université René Descartes, Paris V, França (1972). Também realizou pós-doutorado nas Universidades de Bremen (Alemanha), de Paris V (França) e na London School of Economics and Political Sciences (Reino Unido).

Silke Weber ingressou na UFPE, em 1968, como professora do Departamento de Psicologia (com ênfase em Psicologia Social) e foi uma das fundadoras do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da instituição. Em 2007, ela recebeu o título de Professora Emérita da UFPE por sua destacada atuação em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Mesmo após a aposentadoria, permaneceu lecionando e orientando dissertações e teses no PPGS. Neste semestre, no entanto, optou por se afastar das salas de aulas definitivamente.

Além da atuação acadêmica, trabalhou fortemente pela educação pública, tando assumido o cargo de secretária de Educação do Estado de Pernambuco por duas vezes (1987/1990 e 1995/1998). Entre os prêmios recebidos estão o Palmes Académiques, atribuído pelo governo francês, em 1997; a Medalha dos 50 anos, outorgada pela Capes, em 2001; a Medalha do Mérito Científico, na modalidade Comendadora, entregue pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, em 2007; e o Prêmio Florestan Fernandes, concedido pela Sociedade Brasileira de Sociologia, em 2009. 

Data da última modificação: 18/08/2023, 16:34