Notícias Notícias

Voltar

Professora emérita da UFPE Silke Weber recebe homenagem do PPGS amanhã (17)

A homenagem é uma despedida à docente, que decidiu se afastar do PPGS neste ano, onde, mesmo aposentada formalmente desde 2003, permaneceu como professora voluntária

A professora emérita da UFPE Silke Weber recebe amanhã (17) homenagem do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), a partir das 9h, no Auditório Professor Paulo Rosas, na sede da Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe) e contará com transmissão ao vivo no canal do YouTube da associação. O evento tem apoio da Adufepe e da Universidade. A homenagem é uma despedida à professora Silke, que decidiu se afastar do PPGS neste ano, onde, mesmo aposentada formalmente desde 2003, permaneceu como professora voluntária até 2023, aos 85 anos.

Silke Weber entrou na UFPE em 1968 como docente no Departamento de Psicologia – com ênfase em Psicologia Social –, e foi uma das fundadoras do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS). No ano de 2007, Silke recebeu o título de Professora Emérita da UFPE, honraria concedida a docentes aposentados que tenham se destacado em atividades de ensino, pesquisa e extensão e na administração universitária. Mesmo aposentada, continuou lecionando, orientando dissertações e teses e desenvolvendo pesquisa. Contudo, neste semestre, decidiu que vai se afastar das salas de aulas definitivamente.

Para a professora Salete Cavalcanti, dos Programas de Pós-Graduação em Antropologia e em Sociologia da UFPE, o evento erá uma justa homenagem a quem dedicou tanto à UFPE. “Por mais de 50 anos, a professora Silke participou do corpo docente do PPGS e, neste ano, ela decidiu se afastar do programa. Por isso, queremos homenageá-la em reconhecimento pelas suas contribuições à educação e à sociedade”, afirma. “Ela nos inspira sendo gigante na forma de trabalhar, nos dando contínuas demonstrações da importância da solidariedade e do bem viver, expressa na solidez profissional e na leveza como pessoa. Nós somos privilegiados por contar sempre com Silke. Queremos expressar nossa admiração, gratidão e desejar tudo o que há de melhor pra vida dela”, complementa, com carinho, a professora e colega Salete Cavalcanti.

O professor Gustavo Gomes da Costa, coordenador do PPGS, também apresenta palavras de reconhecimento à professora Silke. “Será não só uma homenagem à professora Silke e à sua trajetória de luta pela educação, pela ciência e pela democracia no Brasil, mas também ao reconhecimento da centralidade dela na constituição da identidade do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE. Seu engajamento nestas décadas foi fundamental para forjar um espírito de corpo entre docentes e discentes e para dar visibilidade nacional e internacional à produção sociológica de Pernambuco”, pontua.

Ao tomar conhecimento da celebração, o professor José Carlos Vieira Wanderley, ex-coordenador do PPGS, também fez questão de enviar palavras afetuosas a respeito da colega e amiga homenageada. “Todos que falam da professora Silke Weber mencionam sempre a sua imensa dedicação ao trabalho acadêmico ao longo da sua trajetória. Do impressionante número de publicações em artigos científicos, livros, capítulos de livros, de apresentações em eventos científicos, de orientações de dissertações de mestrado e de doutorado e de participação em instituições oficiais como Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)” afirma.

“É ressaltada, com bastante ênfase, a sua consciência crítica e rigor científico na atuação acadêmica, na função social e na participação política, sobretudo na defesa da democracia e, como consequência, sua forte influência na formação de alunos e outros docentes. Mas, o que eu gostaria de mencionar é que a professora Silke Weber, além das atividades mencionadas acima, deve ser homenageada pela enorme contribuição que tem dado como cientista social através do seu conhecimento e aplicação da Psicologia Social e da Sociologia em diversas áreas do conhecimento, sobretudo na área educacional. Em face de seu profundo conhecimento do Sistema Educacional Brasileiro, Silke tem contribuído significativamente em Comissões de Planejamento das Diretrizes da Educação Brasileira e nas formas de pensar o nosso sistema educacional. Para concluir, diria que ela está sendo merecidamente reconhecida e exaltada pelas valiosas realizações que deu ao Departamento de Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE e ao Sistema Educacional Brasileiro. E dizer que ter convivido durante muitos anos com uma pessoa brilhante, inteligente e humana como Silke Weber tem sido uma grande honra para mim. Por último, e o mais importante, é tê-la como uma grande amiga”, destaca.

BIOGRAFIA - A pedagoga Silke Weber nasceu em Aracaju, em Sergipe, mas foi no Recife que ela passou grande parte da vida, com interrupções para temporadas de estudos na França e Alemanha. Silke graduou-se em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia do Recife (1960). Obteve o título de mestra em Psicossociologia pela Ecole des Hautes Études en Sciences (EHESS – 1966), e o de doutora em Sociologia pela Université René Descartes (1972). Desenvolveu programas de pós-doutoramento nas universidades de Bremen, de Paris V e na London School of Economics and Political Sciences (LSE). 

Atualmente, é professora emérita da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ao longo da trajetória profissional, fortemente marcada pelo comando da Educação em Pernambuco, como secretária da Educação de Pernambuco (duas vezes, 1987/1990 e 1995/1998), Silke recebeu prêmios como o Palmes Académiques, atribuído pelo governo francês em 1997; a Medalha dos 50 anos, outorgada pela Capes em 2001; a Medalha do Mérito Científico, na modalidade Comendadora, pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia, em 2007, e ainda o Prêmio Florestan Fernandes, em 2009, concedido pela Sociedade Brasileira de Sociologia.

Data da última modificação: 17/08/2023, 15:32