Professor da UFPE é eleito acadêmico da International Artificial Intelligence Industry Alliance (AIIA)

Francisco de Assis Tenório de Carvalho é docente do Centro de Informática (CIn) da UFPE desde 1999

O professor Francisco de Assis Tenório de Carvalho, do Centro de Informática (CIn) da UFPE, foi eleito acadêmico da International Artificial Intelligence Industry Alliance (AIIA) no dia 10 deste mês. A organização sem fins lucrativos é referência mundial em Inteligência Artificial (IA) para a indústria e foi criada em 2023 na região de Hong Kong, China. Com a conquista, o professor integra o grupo de acadêmicos de prestígio global ativamente engajados no campo de IA.

Atualmente, a AIIA é formada por cerca de 180 acadêmicos e mais de 3 mil cientistas, 45 organizações internacionais em mais de 20 países, 48 empresas de liderança mundial em IA e 66 instituições financeiras. A Aliança tem como objetivo promover o desenvolvimento da indústria mundial de IA com inovação e aplicação em diversos ramos. Trazendo, assim, contribuições para o progresso social.

O professor Francisco de Assis Tenório de Carvalho está na faixa de 1% dos cientistas mais influentes do mundo na área de Inteligência Artificial e Processamento de Imagens ao longo de toda a sua carreira, segundo dados da Plos Biology/Elsevier. De acordo com o docente, a eleição para AIIA proporciona ao CIn e a UFPE a importante visibilidade internacional como centro brasileiro de excelência nas diversas áreas da Inteligência Artificial.

Junto ao professor do CIn, acadêmicos de renome internacional fazem parte da AIIA, como: C.L. Philip Chen, da South China University of Technology, China; Carlos Artemio Coello Coello, do Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del IPN (Cinvestav), México; Derong Liu, da University of Illinois, Estados Unidos; Sankar Kumar Pal, presidente nacional de Ciências do Governo da Índia; e Thomas Lukasiewicz, da University of Oxford, Reino Unido.

Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 2023, Francisco de Carvalho tem também a companhia na AIIA dos acadêmicos da ABC: Eduardo Vasconcelos Oliveira Teixeira, da Universidade Federal do Ceará (UFC); Jorge Almeida Guimarães, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Marcelo Dutra Fragoso, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e Paulo S. R. Diniz, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

PIONEIRISMO - Desde 1999, Francisco de Carvalho é pesquisador do CIn-UFPE, se tornando professor titular da UFPE em 2011. Membro titular da Academia Pernambucana de Ciências (APC) desde 2020, atualmente é pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e, em 2021, recebeu o Prêmio de Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Suas contribuições científicas são realizadas em Aprendizagem de Máquina, com ênfase em aprendizado não supervisionado e aprendizado de máquina a partir de dados simbólicos. É o pioneiro nacional nesta área.

Com quase cinco décadas de trajetória, o CIn é destaque entre os centros mais renomados de ensino e pesquisa em computação, não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina. Com três cursos de graduação – Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistema de Informação – o centro atrai anualmente 270 novos alunos para os três cursos, contribuindo ao longo dos anos com a formação de mais de 2300 profissionais com atuação no mercado nacional e internacional.

O reconhecimento da sua excelência estende-se aos seus programas de pós-graduação, destacando-se o Programa Acadêmico em Ciência da Computação, com a nota máxima 7 na Capes, colocando-o entre os melhores programas do Brasil. Além disso, o CIn-UFPE destaca-se também pelo incentivo à inovação e ao empreendedorismo, gerando startups de tecnologia bem-sucedidas através de disciplinas inovadoras desde os cursos de graduação.

Além das fronteiras acadêmicas, o centro tem parcerias estratégicas com mais de 40 empresas, tanto nacionais quanto internacionais, através de colaborações públicas e privadas. Essa sinergia com a indústria e o setor empresarial torna o CIn-UFPE um agente transformador relevante para o desenvolvimento de inovação em produtos e serviços através de programas de formação, pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas para o mercado.

Data da última modificação: 17/01/2024, 15:45