Pró-Reitoria de Graduação da UFPE realiza formação para uso do Sigaa

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza, a partir de hoje (13), no Campus Recife, os Encontros com a Prograd – Sigaa, uma formação para docentes, escolaridades/secretários e coordenadores de curso, que tem como objetivo formar os servidores para uso do sistema Siga Acadêmico (Sigaa). Este primeiro ciclo aborda, até a próxima quinta-feira (15), o tema “Cadastro das Atividades Autônomas (Atividade Complementar/Acex) e Disciplinas Eletivas Livres no Sigaa”. O primeiro destes encontros foi realizado hoje (13), no Auditório João Alfredo, na Reitoria.

Foto: Danilo Souza

Participam da formação coordenações, vice-coordenações e escolaridades

O primeiro ciclo, sob a responsabilidade da Coordenação Didático-Pedagógica dos Cursos de Graduação da Diretoria de Desenvolvimento do Ensino (DDE) da Prograd, é voltado às coordenações, vice-coordenações e escolaridades/secretários de cursos de graduação. Os encontros, com formato presencial, serão realizados em dias, horários e locais diferentes a depender do curso, conforme cronograma disponibilizado pela Prograd.

Na sequência, no período de 20 a 30 deste mês, acontece um novo ciclo formativo com o tema “Cadastro de Plano de Curso – Aula Extra – Avaliação no Sigaa”. Essa atividade é voltada especificamente aos docentes vinculados aos centros acadêmicos do Campus Recife da UFPE. O ciclo também será presencial e seguirá calendário para cada centro acadêmico, disponibilizado pela Prograd. O setor responsável por essa formação é a Coordenação de Acompanhamento de Atividades Docentes da Diretoria de Desenvolvimento do Ensino (DDE) da Prograd.

A Prograd solicita que os participantes acessem previamente, via internet, os tutoriais que contêm informações sobre o Sigaa. São disponibilizados ainda dois links: Sigaa Treinamento (ambiente apenas para conhecer o funcionamento do sistema)  e Sigaa Produção (ambiente real para uso). No dia de cada encontro, recomenda-se que os participantes levem os seus notebooks para que possam experimentar as orientações dadas no momento da reunião. É importante comparecer no dia indicado para o respectivo curso/centro. Caso não seja possível, é importante estar em um dos dias disponibilizados para os demais cursos de graduação/centros acadêmicos.

ENCONTROS – Os Encontros com a Prograd – Sigaa serão realizados, ao longo deste ano, em ciclos temáticos e com públicos-alvo específicos. Ainda este mês, a migração para o Sigaa estará finalizada na UFPE, e o sistema estará disponível para acesso no dia 16 deste mês.

Data da última modificação: 13/06/2023, 16:23