Pós-Graduação em Sociologia da UFPE promove palestra sobre os desafios na superação da herança colonial

O evento será realizado amanhã (25) e contará com a presença de Leny Trad, professora da UFBA

A pesquisadora Leny Alves Bomfim Trad ministrará palestra “Cooperação acadêmica Norte-sul: desafios na superação da herança colonial” às 10h de amanhã (25) no 12º andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE. O evento faz parte do Ciclo de Palestras do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade, e terá como base os estudos de Maria Menezes, Maldonado Torres, Ramón Grosfoguel, Martins e Benzaquen.

A palestra tem como objetivo problematizar o fato de que, para além das dimensões econômicas e políticas, o colonialismo apresenta uma faceta epistemológica, que se reflete nas leituras que se produz sobre a realidade social e seus múltiplos fenômenos, assim como, nas definições de critérios de avaliação do desempenho acadêmico e no reconhecimento ou invisibilização de determinados saberes, epistemológicas e produções. Além disso, o evento poderá confirmar que é possível construir modos de cooperação acadêmica assentados em outras bases alinhadas com a pretensão de promover um “giro decolonial”, em que pese a multiplicidade de sentidos e entendimentos que possam conter tal expressão.

Leny Trad é professora titular do Instituto de Saúde Coletiva na Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). Foi coordenadora adjunta na área de Saúde Coletiva na Capes de 2018 a 2021 e vice-diretora da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) entre 2015 e 2018. É pesquisadora 1d do CNPq e desenvolve pesquisas, assessorias técnicas e publicações nas áreas temáticas: avaliação de políticas e programas de saúde com ênfase na família, comunidades, famílias, modos de vida e saúde, raça etnicidade ele saúde, itinerários terapêuticos, cronicidade e cuidado integral em saúde, vulnerabilidades, direito universal à saúde, ativismo social e políticas públicas, temas e enfoques em ciências sociais e humanas em saúde.

ppgs.ufpe@gmail.com

Data da última modificação: 24/08/2023, 15:37