Palestra intitulada “A sociologia econômica das festas populares: o caso do Sudoeste da França” ocorre amanhã (6)

O evento, promovido pela Pós-Graduação em Sociologia, tem como palestrante Philippe Steiner

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pernambuco promove um ciclo de palestras com o tema  “A sociologia econômica das festas populares: o caso do Sudoeste da França”. Dessa vez, o palestrante será Philippe Steiner, professor emérito de Sociologia da Universidade Sorbonne. O evento será realizado amanhã (6), às 14h, na Sala 1 do PPGS, situada no 12º andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).

O palestrante é membro honorário do Instituto Universitário da França (Institut Universitaire de France). Suas publicações se concentram na história das Ciências Sociais e na Sociologia econômica. Seus livros mais recentes são “Donner… Une histoire de l’altruisme” (Editora Presses Universitaires de France, 2016); “Comment ça matche: Une sociologie de l'appariement” (Editora Presses de Sciences-Po, 2022) que tem como coautora M. Simioni; “Faire la fête: Une sociologie de la joie” (Editora Presses Universitaires de France, 2023). Além disso, Philippe Steiner possui uma pesquisa em andamento sobre sociologia relacional e política do matching.

Resumo

No Sudoeste da França, as festividades urbanas reúnem grandes multidões e transformam completamente a economia urbana. Após uma apresentação das próprias festas populares, a primeira parte da apresentação foca no financiamento das festas pela prefeitura, o papel das associações populares (bandas e peñas) e o funcionamento de bares e restaurantes. A segunda parte apresenta os quatro estágios do processo festivo, concluindo com uma análise das condições em que a alegria festiva é produzida.

secretaria.ppgs@ufpe.br

Data da última modificação: 05/09/2023, 10:39