Notícias Notícias

Voltar

Opinião Pernambuco continua com a série No Ritmo do Carnaval hoje e segunda (15)

Programa é exibido a partir das 18h, na Rádio Universitária FM 99,9

O Opinião Pernambuco segue, com a série No Ritmo do Carnaval, hoje (12). Ao longo deste mês, o programa receberá diversas agremiações do Carnaval pernambucano. É a partir das 18h, na Rádio Universitária FM 99,9. 

Na edição de hoje (12), o Opinião, apresentado por Ariana Pacheco, recebe o Boi Marinho e o Maracatu Piaba de Ouro. O primeiro é uma brincadeira de rua, que faz parte do Carnaval pernambucano desde 2000. Criado pelo músico, ator e dançarino Helder Vasconcelos, o Boi Marinho é fruto da relação dele com algumas tradições populares, como o Cavalo Marinho e o Maracatu Rural. Já o Maracatu Piaba de Ouro é uma celebração folclórica criada por familiares do mestre Salustiano e que presta homenagem a um rio homônimo que, de tão limpo, deixava claro aos olhos os cardumes desses peixes. A família participa de todo o processo festivo e criativo: da confecção de fantasias e adereços ao uso dos instrumentos de percussão e sopro do maracatu de orquestra, como também é conhecido o maracatu de baque solto. 

Na edição de segunda (15), o Opinião, apresentado por Stella Maris Saldanha, recebe o Cordas e Retalhos e a Gigante do Samba. O primeiro foi fundado no dia 15 de agosto de 1998, no Recife, com a proposta de manter viva e renovar a tradição dos blocos carnavalescos mistos, agremiações nascidas no início do século 20. A tradicional Gigante do Samba, de Água Fria, por sua vez, tem mais de 80 anos de história e diversas conquistas no Carnaval pernambucano. Em 2024, a escola de samba compete com o enredo “O Folclore do Sertão nos Palcos do Brasil”.

É possível também ouvir o Opinião pelo streaming da Rádio Paulo Freire. O programa é exibido ainda pelo YouTube da TVU, por onde é possível enviar perguntas, ao longo da transmissão, via chat. O WhatsApp do Opinião é o (81) 3879.5454. As edições do Opinião Pernambuco estão disponíveis no YouTube da emissora. 

Data da última modificação: 12/01/2024, 10:23