Notícias Notícias

Voltar

Núcleo de Acessibilidade promove roda de diálogo para o Dia do Orgulho Autista

O evento ocorre no próximo dia 20, a partir das 15h, de forma on-line, com transmissão ao vivo pelo canal da UFPE no YouTube

Fomentar a discussão em torno do transtorno do espectro autista (TEA) na Universidade. Esse é o objetivo da 1ª Roda de Diálogo do Núcleo de Acessibilidade (Nace) da UFPE, que tem como tema “Dia do Orgulho Autista: Invisibilidade, direitos e inclusão no ensino superior”. O evento ocorre no próximo dia 20, a partir das 15h, de forma on-line, com transmissão ao vivo pelo canal da UFPE no YouTube. 

O encontro contará com palestra dos professores da UFPE Denilson Marques, do Departamento de Ciências Administrativas (CCSA), que falará sobre a invisibilidade social das pessoas autistas; e Rafaela Asfora, do Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação (CE), que abordará a questão do autismo, inclusão e Ensino Superior; bem como de Robson Menezes, presidente da Subcomissão de Defesa dos Direitos dos Autistas da OAB Pernambuco, que tratará dos direitos das pessoas autistas.

A mediação da 1ª Roda de Diálogo do Nace ficará a cargo da técnica em assuntos educacionais Sandra Campos, do Serviço de Estudos e Assessoria Pedagógica em Acessibilidade do Núcleo de Acessibilidade (Seap/Nace) da UFPE. Além de organizar a iniciativa, Sandra pesquisa a questão da neurodiversidade e luta por direitos dos autistas. O Dia do Orgulho Autista é celebrado a cada 18 de julho, como uma maneira de enfatizar a neurodiversidade e apresentar as particularidades únicas que as pessoas autistas apresentam, contribuindo assim para dar visibilidade positiva para a sociedade em geral.

Data da última modificação: 14/06/2023, 15:17