Município de Betânia recebe até domingo (28) a 5ª operação do Projeto UFPE no Meu Quintal

Através da atuação de 80 estudantes, os betanienses tiveram acesso às atividades distribuídas no centro da cidade, distritos e no quilombo Malhada dos Bois

Por Gustavo Augusto, do assessoria do projeto

Desde o último domingo (21), o município de Betânia, localizado no Sertão de Moxotó, recebe o Projeto UFPE no Meu Quintal, que propõe oficinas, capacitações e palestras através de uma vivência extensionista com alunos dos campi de Recife, Vitória e Caruaru, da UFPE. O projeto de extensão conta com seis eixos de atuação: meio ambiente, tecnologias sociais e desenvolvimento humano, saúde, educação, cultura, justiça e cidadania, com execução em municípios parceiros em Pernambuco. A proposta é que os projetos possam contribuir para a capacitação e o desenvolvimento da comunidade em que são realizados. As atividades se estendem até domingo (28).

Fotos: Tiago Calmon

Atividades esportivas foram oferecidas pelo projeto

Através da atuação de 80 estudantes, os betanienses tiveram acesso às várias atividades distribuídas no centro da cidade, distritos e no quilombo Malhada dos Bois. Nessa edição, alguns dos temas abordados foram: “Reeducação postural”, “Mídias sonoras como ferramenta de democratização da comunicação”, “Bullying e preconceito aqui não se cria”, “Direito e inclusão: acesso à justiça no sertão” e “Atuação da fisioterapia na prevenção de quedas em idosos no ambiente domiciliar”.

Assim como nas operações anteriores, o UFPE no meu Quintal também realizou atividades esportivas com federações parceiras do projeto, filiadas à Universidade. Em Betânia, foram promovidas aulas e dinâmicas de rugbi, wrestling, jiu-jitsu, karate, tiro com arco, badminton e xadrez. De forma geral, existe uma meta de levar para as cidades escolhidas para as operações modalidades esportivas não comuns em regiões do interior do estado, o que leva a um apelo de curiosidade e engajamento da população, principalmente crianças e adolescentes.

Doutorando faz relato sobre sua migração para o Brasil

Uma novidade de destaque na operação em Betânia é a busca por parcerias que visam internacionalizar o projeto UFPE no Meu Quintal. O doutorando em Engenharia Civil Jean Baptiste Joseph, que é haitiano, apresentou a palestra “Do Haiti para o Brasil: Acreditar é o grande passo para o seu sonho”, a qual é conta a sua história de superação na migração de seu país de origem para o Brasil. Joseph, em parceria com a coordenação do projeto, articula a possibilidade de uma edição do projeto no Haiti. Já a professora cabo-verdiana Dinora da Cruz Silva, da Universidade Pública de Cabo Verde (UniCV), participou da operação em Betânia em buscas de experiência a fim de criar o projeto “UniCV no Meu Quintal”, nas ilhas de Cabo Verde.

Equipes orientaram moradores de Betânia sobre cuidados com a saúde

PROJETO – Esta edição é fruto da parceria entre a Universidade, por meio da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes) e do Centro Acadêmico de Vitória (CAV), e a Prefeitura de Betânia. O “UFPE no Meu Quintal” já teve edições realizadas nos municípios de Tabira (julho de 2017), Iguaracy (janeiro de 2018), Tuparetama (julho de 2018) e Solidão (janeiro de 2019), além de ações compactas realizadas na comunidade do Alto do Reservatório em 2018, nos arredores do CAV. A proposta é que os projetos possam contribuir para a capacitação e o desenvolvimento da comunidade em que são realizados.

Data da última modificação: 26/07/2019, 11:00