Jornalista brasileiro lança livro no CAA-UFPE sobre os bastidores da Guerra da Ucrânia

Ao Vivo da Ucrânia descreve os horrores presenciados pelo jornalista como correspondente internacional do conflito armado

Atendendo a convite dos professores Diego Gouveia e Sheila Borges, do curso de Comunicação Social do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE, o jornalista brasileiro João Alencar lança, no dia 9 deste mês, no CAA, o livro “Ao Vivo da Ucrânia”. A publicação é fruto das experiências do repórter, que vive em Paris desde 2009 e cobriu os bastidores da batalha para canais de notícias franceses como ITélé e BFMTV. Ele também produziu reportagens especiais para veículos do Brasil. O evento será na sala 1 do bloco 27 a partir das 14h. As turmas do curso de Comunicação Social estão convidadas. Neste dia, haverá três turmas diferentes participando.

A Guerra da Ucrânia estará nos livros de História do século XXI. Já os relatos individuais daqueles que vivem a guerra na pele nem sempre são contados nas grandes linhas dos eventos históricos. Com a missão de evitar que pessoas com rostos, nomes e famílias se transformem apenas em números de mais uma tragédia humana, o jornalista João Alencar traz o primeiro relato longo de um brasileiro sobre os horrores da Guerra na Ucrânia, narrando episódios presenciados pelo autor durante a atuação como correspondente internacional na linha de frente das ofensivas militares. O livro, publicado pela Matrix Editora, tem prefácio do diplomata e ex-embaixador do Brasil Rubens Ricupero.

Além de retratar com fidelidade o cenário contemporâneo no país, o jornalista brasileiro também contextualiza o leitor sobre os eventos que culminaram com a invasão russa em 2022. João Alencar faz isso com maestria a partir da própria experiência reportando acontecimentos-chave como a Revolução Maidan, em 2013, e a anexação da Crimeia, em 2014.

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e com mestrado no Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po), já  realizou reportagens em mais de 30 países, incluindo conflitos na Líbia e no Mali. Mora em Paris desde 2009, onde trabalhou para a Rádio França Internacional e o canal de notícias ITélé e, atualmente, é repórter especial para o canal de informações BFMTV.

Data da última modificação: 07/11/2023, 13:55