Inaugurada hoje (20) a primeira etapa da Usina Solar Fotovoltaica do HC

Até o fim deste ano, o equipamento contará com 526 painéis solares, que devem gerar uma economia estimada anual de 8% na conta de energia

A primeira etapa da Usina Solar Fotovoltaica do Hospital das Clínicas da UFPE foi inaugurada, na manhã de hoje (20), em cerimônia que reuniu autoridades no hospital universitário. Neste momento inicial, já estão em operação, em regime de teste, 241 painéis solares, que devem gerar cerca de 3,5% de toda a demanda energética mensal do HC, uma economia estimada de R$ 19,5 mil por mês (cerca de R$ 230 mil/ano) na conta de energia. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Essa economia será ampliada com a instalação de mais 285 painéis solares até o fim do ano, totalizando 526 a serem montados nos telhados dos prédios do HC, ampliando a média de economia anual para 8% (cerca de R$ 500 mil), gerando maior sustentabilidade, com economia de recursos (ambientais e financeiros) na produção de energia limpa e renovável.

“Quando a gente instala placas fotovoltaicas num hospital e muda a matriz energética para uma mais econômica, os nossos pacientes e a sociedade são beneficiados pela economia de recursos financeiros que se revertem em mais assistência, mais ensino, mais pesquisa e mais inovação, além do compromisso com a preservação do meio ambiente”, explicou o vice-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Daniel Beltrammi, que enalteceu a “ligação orgânica” entre a Ebserh, o HC e a UFPE.

O superintendente do HC, Filipe Carrilho, destacou a mobilização e o empenho da comunidade hospitalar na consulta popular organizada pela equipe do mandato do deputado federal Túlio Gadêlha (Rede-PE). O projeto do HC concorreu com outros de hospitais e instituições de saúde. “Tivemos uma votação expressiva porque a nossa comunidade e a sociedade em geral perceberam e premiaram um projeto de responsabilidade social e ambiental num hospital 100% SUS. Em breve, vamos realizar mais uma entrega, que é fruto de outra participação nas emendas participativas: a aquisição do novo mamógrafo. Esses são trabalhos em equipe que começam na votação e vão até a inauguração do equipamento ou da obra”, afirmou o gestor.

Para o reitor da UFPE, Alfredo Gomes, a capacidade de planejar e retomar investimentos da gestão da Ebserh e do governo federal são visíveis. “Temos a retomada do diálogo e uma relação muito próxima e que se reflete numa resposta rápida, numa ação rápida e na chegada rápida de recursos da Ebserh. Isso favorece uma gestão de muito êxito e bem avaliada como a do HC”, pontuou ele.

Autor da emenda parlamentar que destinou R$ 700 mil ao HC, o deputado federal Túlio Gadêlha (Rede-PE) ressaltou a importância de abrir um processo de escolha para que a sociedade eleja os projetos que considera importantes. “Ninguém melhor do que os cidadãos para escolherem as prioridades da comunidade. Essa economia gerada pela usina vai ter um impacto na melhoria e ampliação de serviços que o HC presta à sociedade com competência”, disse.

O investimento total da implantação da Usina Solar é de R$ 1.148.000, dos quais R$ 700 mil foram da emenda parlamentar e R$ 448 mil oriundos de recursos do HC.

SUSTENTABILIDADE - Igualmente limpa e renovável como a matriz hidrelétrica, a energia solar fotovoltaica apresenta vantagens em relação àquela produzida com a força das águas, por ter um custo menor de produção, não causar impacto ambiental e ter o sol como um recurso ilimitado e com grande incidência no Brasil e, em especial, no Nordeste.

A instalação do equipamento está inserida no projeto de captação de recursos e investimentos estratégicos do pilar Sustentabilidade do Plano Diretor Estratégico (PDE) 2021-2023 do HC, cujo objetivo é empregar os recursos de maneira eficiente, visando à perenidade e ao equilíbrio da rede.

Data da última modificação: 20/10/2023, 14:42