Notícias Notícias

Voltar

III Jornada da Prematuridade promove semana de conscientização no HC

A programação do evento se estende do dia 13 ao dia 17 deste mês, culminando na celebração do Dia Mundial da Prematuridade

Novembro Roxo é uma campanha de conscientização que ocorre durante o mês de novembro para conscientizar a sociedade sobre a prematuridade, uma das principais causas de mortalidade infantil em todo o mundo. Neste contexto, a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) preparou uma programação para a III Jornada da Prematuridade do Hospital das Clínicas da UFPE. As atividades planejadas para este evento serão realizadas no formato híbrido, com palestras on-line destinadas aos profissionais de saúde e atividades presenciais voltadas para as mães e seus acompanhantes na área de convivência do hospital. Os interessados em participar de cada uma das palestras devem se inscrever através dos links disponibilizados aqui. 

A programação do evento se estende do dia 13 ao dia 17 deste mês, quando ocorre a celebração do Dia Mundial da Prematuridade. O cronograma inclui atividades pela manhã e à tarde, e abordará diversos assuntos, tais como “Contato pele a pele: o que há de novo”, “As implicações da dor em recém-nascidos”, “O papel da rede de apoio para garantia do contato pele a pele”, “Verdades e mitos sobre aleitamento materno no prematuro”, entre outros. Todos esses temas serão explorados por especialistas do HC, uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A programação completa pode ser conferida aqui. 

Segundo a supervisora de enfermagem da UTIN e responsável pela organização do evento, Maria Gercina Barbosa Borges, a relevância da realização do evento reside nas melhorias que ele pode proporcionar na assistência aos recém-nascidos prematuros. “Nosso propósito é destacar a importância desse tema e promover discussões sobre estratégias para promover mudanças positivas no contexto do parto prematuro a nível nacional e no Hospital das Clínicas”, afirma a profissional.

Data da última modificação: 08/11/2023, 14:21