Notícias Notícias

Voltar

II Simpósio de Cuidados Paliativos do HC aborda a importância da assistência no ambiente doméstico

O evento celebrou o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, comemorado sempre no segundo sábado de outubro

A importância do cuidado e da assistência no ambiente doméstico para pacientes em Cuidados Paliativos foi o assunto central do II Simpósio de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da UFPE, realizado na manhã de quarta-feira (18), no Anfiteatro 1 do HC. O evento celebrou o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, comemorado sempre no segundo sábado de outubro e que tem como tema, este ano, “Comunidades compassivas: juntos pelos cuidados paliativos”.

A conferência de abertura “Comunidade compassiva como modelo de cuidado aos pacientes em cuidados paliativos” trouxe o exemplo prático da iniciativa Favela Compassiva Rocinha e Vidigal e foi ministrada pelo professor Alexandre Silva, do curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e organizador dessa iniciativa,.

“A Favela Compassiva é a participação voluntária dos moradores, que se tornam agentes compassivos. Eles identificam os doentes elegíveis aos Cuidados Paliativos e em situação de maior sofrimento, os acompanham e buscam minimizar o sofrimento deles. É um organismo social de suporte de uns aos outros”, explica Alexandre Silva, também professor da Especialização em Cuidados Paliativos na UFSJ.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, os Cuidados Paliativos são “uma abordagem que melhora a qualidade de vida dos pacientes (adultos ou crianças) e de seus familiares que enfrentam problemas associados a doenças que ameaçam a vida. Previne e alivia o sofrimento por meio da investigação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e de outros problemas físicos, psicossociais ou espirituais”.

Na sequência, o gerente de Atenção à Saúde do HC, Hugo Moura, abordou o tema “Desospitalização de pacientes com muitas demandas no SUS: desafios e soluções”. Na palestra, o médico destacou, entre outras informações, a importância do planejamento de alta hospitalar seguro aliado à transição segura de cuidado para evitar internações inapropriadas e para evitar a readmissão do paciente.

O evento prosseguiu com a mesa-redonda “Cuidados paliativos na comunidade: olhar multidisciplinar”, com participação de profissionais ligadas à temática: Christyanne Rodrigues (HC-UFPE), Janilda Ferreira (Programa de Saúde da Família do Recife), Adélia Rodrigues (Hospital de Câncer de Pernambuco e Hospital Santo Amaro) e Stella Maris (Hospital de Câncer de Pernambuco). A última palestra “Morte em domicílio: questões éticas e bioética” foi ministrada pelo professor Josimário Silva, membro do Núcleo de Bioética Clínica e Cuidados Paliativos do HC.

CUIDADOS PALIATIVOS NO HC - A Comissão de Cuidados Paliativos do HC foi instituída em 2017 e é formada por uma equipe multiprofissional que tem como um dos objetivos elaborar planos de ação e estabelecer estratégias de atuação para aumentar a segurança e a qualidade de Cuidados Paliativos e promover ações de Educação Continuada sobre Cuidados Paliativos para a comunidade do HC.

Conheça os princípios dos Cuidados Paliativos
1. Promover o alívio da dor e de outros sintomas.
2. Afirmar a vida e considerar a morte como um processo natural.
3. Não acelerar nem adiar a morte.
4. Integrar os aspectos psicológicos, espirituais e sociais no cuidado ao paciente.
5. Oferecer um sistema de suporte que possibilite ao paciente viver tão ativamente quanto possível, até o momento da sua morte.
6. Oferecer suporte para auxiliar os familiares durante a doença do paciente e a enfrentar o luto.
7. Promover a abordagem multiprofissional para focar nas necessidades dos pacientes e de seus familiares, incluindo acompanhamento no luto.
8. Melhorar a qualidade de vida e influenciar positivamente o curso da vida.
9. Ser iniciado o mais precocemente possível, com outras medidas de prolongamento da vida e incluir todas as investigações necessárias para melhor compreender e controlar situações clínicas estressantes.

Data da última modificação: 20/10/2023, 11:28