Notícias Notícias

Voltar

HC promove Semana da Tontura para tirar dúvidas sobre o sintoma e sua relação com diversas doenças

Durante os cinco dias, serão realizadas ações para os usuários do HC e para os profissionais da área de saúde

Os Serviços de Otorrinolaringologia e de Fonoaudiologia do Hospital das Clínicas da UFPE vão promover a 1ª Semana da Tontura, da próxima segunda-feira (23) até a sexta-feira (27). O evento tem como objetivo esclarecer dúvidas sobre a tontura, sintoma comum em doenças de diversas naturezas, mas que, muitas vezes, acaba associado erroneamente com a labirintite, o que atrapalha o diagnóstico exato do paciente. Durante os cinco dias, serão realizadas ações para os usuários do HC e para os profissionais da área de saúde, a maioria ocorrendo no próprio Ambulatório de Otorrinolaringologia do hospital, que é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A Semana da Tontura é norteada pelo Dia da Tontura, data lembrada no dia 22 de abril pela Associação de Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (Aborl-CCF) e que, assim como o evento promovido no HC, visa a elucidar sobre a alta prevalência desse sintoma em diversas doenças e dissociar um pouco o senso-comum de que a tontura é diretamente relacionada à labirintite, que, na verdade, é uma doença raríssima, além de ser um termo usado de forma genérica e que simplifica outras doenças relacionadas ao labirinto – parte interna do ouvido.

“O mote da campanha é ‘Pare de falar labirintite’ exatamente porque banalizar qualquer tontura como ‘labirintite’ pode gerar um atraso no diagnóstico e tratamento da real doença por trás do sintoma. O paciente com quadro de tontura deve procurar um médico para avaliação inicial e condução correta do caso”, explicou a otorrinolaringologista Luiza Gondra, do HC e organizadora do evento.

Quinze profissionais participarão da execução das atividades da semana. As ações voltadas para o público médico e profissionais da área de saúde terão objetivo de abordar o assunto de forma multidisciplinar, conscientizando sobre a necessidade de realizar um diagnóstico e tratamento inicial corretos, além de expor as principais causas de distúrbios do labirinto. Já nas atividades para os usuários do HC, o enfoque será na necessidade de uma avaliação médica inicial para evitar a automedicação, além da explanação sobre as principais causas de tontura.

Data da última modificação: 18/04/2018, 16:36