Notícias Notícias

Voltar

HC celebra o Novembro Roxo com programação de palestras on-line

Objetivo é promover a sensibilização sobre a prematuridade, alertando sobre o crescente número de partos prematuros e suas consequências

“Juntos pelos prematuros, cuidando do futuro” é o tema da campanha Novembro Roxo e do Dia Mundial da Prematuridade em 2020. No Hospital das Clínicas da UFPE, as ações deste ano serão on-line, com apoio do Núcleo de Telessaúde (Nutes) da UFPE, para evitar aglomerações e a disseminação do novo coronavírus – a exemplo do que já havia acontecido no Agosto Dourado, campanha de apoio à amamentação. A programação vai de 16 até 23 deste mês. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Foto: Freepik

O Novembro Roxo tem como objetivo promover a sensibilização sobre a prematuridade, alertando sobre o crescente número de partos prematuros e suas consequências para os bebês, suas famílias e para a sociedade. Este ano, por conta da pandemia da Covid-19, a data será diferente, priorizando interações online no lugar das presenciais.

“A prematuridade é a principal causa de óbito em crianças menores de cinco anos, com uma morte de recém-nascido a cada 30 segundos em todo o mundo. É importante gerar a sensibilização sobre esse assunto até porque o parto prematuro pode ser prevenido com um pré-natal adequado com a identificação de complicações da gestação, que podem desencadear o parto prematuro, como pressão alta, diabetes, problemas cardíacos, infecções durante a gravidez e idade da gestante superior a 35 anos”, explica a chefe da Unidade Neonatal, Carmen Aymar.

A abertura das ações será na próxima segunda-feira (16), a partir das 8h, no hall da Portaria 1, com a exibição de vídeos sobre o assunto, bem como a já tradicional decoração no local. Nesse mesmo dia, às 14h, acontece a primeira palestra on-line “Amamentando o bebê prematuro”. A programação prossegue com palestras on-line, sempre às 14h, dos dias 17 até 20 e em 23. Confira a programação completa aqui. 

Prematuros são os bebês que nascem antes de completar 9 meses ou 37 semanas de gestação. Em todo o mundo, a prevalência de nascimentos de prematuros é de cerca de 10%, ou 15 milhões, dos quais um milhão morrem em decorrência das complicações.

O HC é um dos serviços de referência para atendimento à gestação de alto risco da rede SUS do Estado, com acompanhamento pré-natal de excelência, assim como possui a Unidade Neonatal com equipe multiprofissional, capacitada para o atendimento humanizado aos pequenos pacientes.

Data da última modificação: 13/11/2020, 17:37