Estudante de enfermagem do CAV cria mural para Ambulatório de Oncologia do HC-UFPE

A arte humanizada foi desenvolvida como projeto final do estágio do graduando

Realizar um projeto no final da graduação é algo desafiador, principalmente quando se busca unir criatividade e estética, a fim de atingir um público-alvo. E foi esse o desafio enfrentado por Vitor Teixeira, estudante de Enfermagem do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da UFPE, ao criar um mural para a área de espera do Ambulatório de Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE, uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O HC é um hospital escola que recebe estudantes do CAV e do Campus Recife para estágio. Ao final desse período de aprendizado, os graduandos precisam realizar um projeto de intervenção para o setor ao qual é ligado. De acordo com o enfermeiro Jadson Galindo, preceptor de Vitor e responsável pela enfermagem do ambulatório, essa atividade deve ser elaborada dentro da área do conhecimento que o estudante adquire durante sua experiência, podendo ser realizada uma palestra educativa, encarte ou até mesmo um cartão para o paciente. A partir disso, decidiram unir a arte que o estudante tem como hobby mais a humanização desenvolvida pelo hospital. "Ele está deixando para o serviço a arte como um legado dele. Está deixando um mural de humanização", acrescentou Galindo.

Segundo o graduando de enfermagem, durante o processo criativo, ele pensou em como transmitir os sentimentos de esperança e força através do desenho. Para isso, realizou uma pesquisa de elementos que pudessem servir de inspiração para a obra, pensando sempre no vínculo que o indivíduo vai desenvolver com o espaço. "O principal é que eles (pacientes) vejam o desenho e sintam força para continuar com a terapia, sentindo-se com mais confiança, força e esperança", completou.

Um espaço humanizado é capaz de trazer bem-estar e conforto para os pacientes que ali convivem. Vitor pensou bem na composição da arte, trazendo cores fortes, folhagens, a silhueta de uma mulher com flores crescendo do seio e a frase "Que você nunca duvide da força que tem". Uma imagem forte, acolhedora e com bastante significado.

Data da última modificação: 23/02/2023, 11:39