Doutorando em Ciência Política da UFPE é o novo coordenador do Centro de Síntese em Mudanças Ambientais e Climática

O centro tem apoio do MCTI e é financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

O Centro de Síntese em Mudanças Ambientais e Climática (Simaclim), instalado no Centro de Estudos e Ensaios em Risco e Modelagem Ambiental (Ceerma) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tem novo coordenador. O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) Hugo Alves Mariz de Moraes assumiu o cargo no dia 5 deste mês. O Simaclim é um projeto capitaneado pela Rede Clima, rede de pesquisadores nacionais voltada a mudanças do clima coordenada pelo vice-reitor na UFPE Moacyr Araújo.

O centro tem apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e é financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Sua finalidade é articular pesquisadores e o conhecimento científico já produzido nacionalmente e internacionalmente acerca de temas relacionados à mudança do clima e fomentar a elaboração de relatórios que subsidiem o processo de tomada de decisão, a formulação e adoção de políticas públicas e ajudem o país a assegurar o cumprimento dos compromissos climáticos assumidos em acordos internacionais.

Hugo, que possui formação prévia em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), também é bacharel e mestre em Ciência Política pela UFPE. Ao longo de sua trajetória, vem ocupado cargos técnicos e de gestão nas esferas municipal, estadual e federal, além de trabalhar para governos de outros países, sempre na promoção da agenda climática.

“O Brasil já possui uma ampla rede de atores, em diversos estágios de articulação, que vem trabalhando com mudança do clima há décadas. Em muitas temáticas relacionadas à questão climática, já temos conhecimento científico e diagnósticos exaustivamente produzidos e conhecidos. Em outras, como, mais especificamente, nos tópicos relacionados à adaptação aos efeitos da mudança do clima, ainda carecemos de pontos básicos, como definições, endereçamento de responsabilidades e instrumentos regulatórios e de financiamento. Em ambos os casos, com o Simaclim, podemos fornecer subsídios para o Estado brasileiro em  um processo de tomada de decisão baseado na ciência, seja no desenho e adequação de políticas públicas, seja na defesa do posicionamento do país perante a comunidade internacional”, explica o coordenador.

Centro de Síntese em Mudanças Ambientais e Climática

contato@simaclim.com.br