Dossiê “Psicologia Social e Antirracismo: compromisso social e político por um outro Brasil” foi publicado na Revista Psicologia & Sociedade

A publicação teve apoio do Programa de Apoio à Pós-Graduação referente ao PPGPsi da UFPE

O Dossiê “Psicologia Social e Antirracismo: compromisso social e político por um outro Brasil” foi publicado na Revista Psicologia & Sociedade. A publicação teve apoio do Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap/Capes) referente ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A produção tem como organizadores Jorge Lyra, coeditor da Revista Psicologia & Sociedade e coordenador do PPGPsi da UFPE; Míriam Cristiane Alves, professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGPsi/ UFRGS); Ademiel de Sant'Anna Junior, professor do Departamento de Direitos Humanos e Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz (DIHS/ENSP/Fiocruz).

Também fazem parte da organização do dossiê Gioconda Sousa, doutoranda do PPGPsi da UFPE e integrante da Articulação Nacional de Psicólogos Negros e Pesquisadores (ANPSINEP); Juliana Keila Jeremias da Silva doutoranda do PPGPsi da UFPE; Maíne Alves Prates, doutoranda do PPGPsi da UFRGS; Wellington Albuquerque, doutorando do PPGPsi da UFPE e pesquisador vinculado ao Núcleo Feminista de Pesquisas em Gênero e Masculinidades (Gema/UFPE). Além disso, a produção teve gerência editorial de Ana Lídia Brizola.

Resumo

No presente manuscrito narramos em ficção experiências e questionamentos disruptivos que saboreamos com nossas corpas no processo de invenção e criação desse dossiê, que escuta e compartilha uma gama de possibilidades de “usos” do conceito de poder e de modos de subjetivação, seja na compreensão/vivência das relações raciais, na produção de estratégias de cuidado e de modos de existência de pessoas e comunidades negras, seja no enfrentamento ao racismo e às violências produzidas pela branquitude e pelos variados processos de atualização da lógica colonial. Caos-mundo é a encruzilhada, é a voz de criação, que protagoniza e fia conceitos diante de questionamentos sobre a Psicologia Social e do modo como tem trombado com a luta antirracista. Desde arte-fatos científicos, apresentamos o conjunto de artigos que constituem esse dossiê.

Data da última modificação: 08/11/2023, 15:00