Documentário “Uma semana em Dormentes”, do Projeto UFPE no Meu Quintal, é indicado para festival de cinema amador

O material foi gravado em fevereiro de 2020, pela equipe de Comunicação do projeto

O curta-metragem documental “Uma semana em Dormentes”, do projeto UFPE no Meu Quintal, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi indicado ao prêmio de Melhor Documentário na 5ª edição do festival de cinema amador escolar Abacaxi de Ouro. O evento, promovido pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeminas), Campus de Poços de Caldas (MG), terá a cerimônia de premiação no dia 6 de outubro, na mesma cidade. Todas as obras selecionadas receberão certificado de participação como reconhecimento por seu talento e esforço dedicados ao cinema.

O documentário foi feito em fevereiro de 2020, durante a semana de realização do projeto em Dormentes, município do Sertão pernambucano. Foram gravadas entrevistas com alguns dos alunos que atuaram como monitores de oficinas para a comunidade; e registradas as expectativas, experiências e sensibilidades; bem como de que modo o projeto é capaz de impactar a vida de um aluno para sua carreira profissional.

O material foi produzido pela equipe de Comunicação do “UFPE no meu Quintal”, composta por alunos da Universidade – agora já formados. A direção, o roteiro e a montagem foram realizados por Caio Anthenor; e a fotografia e pós-produção, por Tárcio Lopes, ambos do curso de Cinema e Audiovisual. A captação, edição e mixagem de som foram feitas por Gustavo Augusto, de Rádio, TV e Internet. E a trilha sonora ficou sob a responsabilidade de Gabriel Lima, da Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Acadêmico de Vitória (CAV).

Para Caio Anthenor, o documentário marcou a finalização da participação da equipe no projeto. “Para a gente, que era da equipe de Comunicação do projeto na época, o documentário acabou sendo uma espécie de culminação da nossa participação dentro dele. O projeto nos ajudou bastante a desenvolver nossas habilidades como profissionais e o curta foi uma forma que encontramos de agradecer pela oportunidade e também para testarmos nossas capacidades”, afirma. “Em relação à participação no festival, acho excelente e bem adequada ao espírito extensionista de quebrar barreiras e compartilhar conhecimentos”, complementa Caio.

O “UFPE no Meu Quintal” é um projeto de extensão universitária coordenado pelo Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e pela Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine), ambos da UFPE, e pelas prefeituras dos municípios onde ocorrem as operações. O projeto já teve edições nos municípios pernambucanos de Tabira, Iguaracy, Tuparetama, Solidão, Betânia, Dormentes, Flores e Sertânia; e na cidade de Tenente Laurentino Cruz, no Rio Grande do Norte. Teve ainda ações compactas realizadas na comunidade do Alto do Reservatório, nos arredores do CAV, em Vitória de Santo Antão; e uma internacional, realizada no Haiti, em 2022.

Coordenado pelos docentes do Centro Acadêmico de Vitória (CAV), em Vitória de Santo Antão, José Eduardo Garcia e Adriano Bento; pelos técnicos administrativos em educação (TAEs) da Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine), Sérgio Matias da Silva, e do CAV, Wkellison Miguel, e pela doutoranda em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da UFPE, Jéssica Correia, o projeto “UFPE no Meu Quintal” tem desempenhado um papel vital na promoção da educação popular e no fortalecimento das comunidades locais. As nove operações realizadas até o momento já beneficiaram mais de 15 mil pessoas e envolveram cerca de 800 estudantes da graduação.

Festival Abacaxi de Ouro
O Abacaxi de Ouro é um festival de cinema amador escolar que teve sua primeira edição realizada em 2014. Sucesso de crítica e de público, o evento de premiação das melhores atuações e produções cinematográficas expandiu seus horizontes a partir de 2015, quando passou a aceitar produções externas, tornando-se assim um festival aberto a qualquer instituição de ensino público do Brasil. O evento, realizado anualmente, tem se destacado como um espaço para a expressão criativa e artística de jovens cineastas estudantes, proporcionando uma oportunidade para que suas vozes sejam ouvidas em todo o país. O evento inclui várias categorias como Curta-Metragem, Animação e Documentário, e recebe apoio institucional através do edital 33/2023, bem como recursos do Ministério da Cultura (MinC).

meuquintal.ufpe@ufpe.br

Data da última modificação: 21/09/2023, 13:41