Dia do Arquivista será comemorado com a 4ª Semana Nacional de Arquivos na FDR

No Facebook e no Instagram, será feita a exposição documental “Documentos do século XIX”

Até a próxima sexta-feira (12), o projeto Memória Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife, em parceria com o Arquivo Geral da Faculdade de Direito do Recife, promove a 4ª Semana Nacional de Arquivos na FDR. Devido à necessidade de isolamento social, o evento consistirá na exibição de exposições de alguns dos documentos do Arquivo Geral que foram digitalizados e estão disponíveis para consulta on-line. Também será promovida uma conferência, no formato de transmissão ao vivo, abordando a questão da preservação documental.

A 4ª Semana Nacional de Arquivos na FDR é uma iniciativa incentivada pelo Arquivo Nacional e da Fundação Casa de Rui Barbosa, que busca promover arquivos e locais de memória do país, dando visibilidade aos acervos e aproximando a sociedade dos trabalhos desenvolvidos nas instituições. A data faz referência ao Dia Internacional de Arquivos (9 de junho).

Segundo os organizadores do evento, “vale ressaltar que o formato da edição virtual da SNA reafirma a importância do trabalho desenvolvido pelas diversas instituições de memória, ofertadas ao público mesmo antes da necessidade de afastamento dos centros de pesquisas. A disponibilização de documentos em formato digital é uma proposta do Projeto Memória Acadêmica, bem como do Arquivo Geral da FDR, que sempre esteve e continua à disposição”.

8 a 12/06
Exposição documental “Documentos do século XIX” – Durante a semana, serão feitas postagens diárias no Facebook e Instagram de alguns documentos referentes ao século XIX, tais como atas das Congregações, correspondências, legislação e relatórios, pertencentes ao Arquivo da Faculdade de Direito do Recife e digitalizado pelo Projeto de Extensão Memória Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife.

11/06, às 19h
Live sobre “Preservação documental e extensão universitária”, tendo como convidada Danielle Alves de Oliveira, arquivista e professora do Departamento de Ciência da Informação da UFPB. A mediação será de Diogo Stanley Vasconcelos de Farias, estudante de Direito e extensionista do Projeto Memória FDR. A transmissão da live ocorrerá pelo Instagram do projeto Memória FDR.

Data da última modificação: 09/06/2020, 16:24