Departamento de Física promove colóquio com o professor Marcos Oriá (UFRPE) nesta sexta-feira (18)

O evento acontecerá às 16h no auditório do DF

O Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco promoverá um colóquio, às 16h desta sexta-feira (18), no auditório do departamento. O evento contará com o professor Marcos Oriá, diretor-geral e acadêmico do Campus das Engenharias (Cabo de Santo Agostinho) da UFRPE, como palestrante, que abordará o tema “Thinking globally, teaching and researching regionally”.

Marcos Oriá possui bacharelado em Física (1982) e mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1985). Doutorou-se em Física na Université Paris-Nord (1990) e, atualmente é professor titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco, sendo diretor da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho. Realiza pesquisa em Dinâmica não linear, com osciladores acoplados, usando como plataformas de implementação circuitos eletrônicos e lasers. Também atua em Ótica Não Linear em meios atômicos para investigações de comportamentos estatísticos não-normais.

Resumo

Resultado da terceira expansão universitária de 2011 foi criada a Unidade Acadêmica da UFRPE, nossa “Escola das Engenharias”, no Cabo de Santo Agostinho. Existem cinco cursos de Engenharias (Mecânica, Elétrica, Eletrônica, Civil e Materiais) e duas pós-graduações (Engenharia Física e Sistema de Energia). O campus definitivo, ainda em construção, tem uma estrutura física que poderá comportar mais uma dezena de novos cursos de graduação e de pós-graduação em áreas tecnológicas. Pensar no crescimento, em áreas científico e tecnologicamente estratégicas, é a principal motivação que levou ao desenvolvimento da direção acadêmica dessa instituição.

Data da última modificação: 16/08/2023, 14:34