Centro de Documentação e Pesquisa da TV Universitária passa a fazer parte da Rede de Museus da UFPE

Visitas guiadas podem ser agendadas para os turnos da manhã e tarde

O Centro de Documentação e Pesquisa (Cedoc) da TV Universitária (TVU) agora faz parte da Rede de Museus da UFPE, que está vinculada à Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). O local funciona na sede da TVU, no bairro de Santo Amaro, e está aberto à visitação por meio de agendamento (que é feito pelo e-mail cedoc.ntvru@ufpe.br).

Além de pesquisadores interessados em consultar o acervo, estudantes também podem conhecer equipamentos que documentam a história da emissora. Visitas guiadas podem ser agendadas para os turnos da manhã e tarde.

O Cedoc da TVU tem a responsabilidade de preservar e organizar o acervo audiovisual da emissora para que esse material possa ser utilizado como fonte de pesquisa ou em futuras produções para a comunicação pública.

Parte desse trabalho envolve a missão de recuperar produções armazenadas em mídias de formatos que eram mais utilizados em anos anteriores (tais como Betacam, MiniDv, U-matic e DVD). Outra atividade é a sistematização do armazenamento das produções atuais, que também acabam se tornando fonte de pesquisa. Alguns desses materiais podem ser vistos pelo site do Cedoc da TVU.

REDE DE MUSEUS – Criada com o objetivo de fortalecer as ações de preservação do patrimônio cultural da Universidade, a Rede de Museus da UFPE também inclui coleções científicas visitais e galerias de arte. Ela foi institucionalizada em 2022, na época com 14 participantes: o Acervo da Faculdade de Direito do Recife, a Coleção Científica Paleontológica e Exposição de Fósseis, a Coleção de Ossos Humanos Contemporêneos, a Coleção Geológica Estrutural, a Galeria Capibaribe, o Herbário UFP, o Herbário URM, o Museu da História da Topografia e Cartografia, o Museu de Anatomia e Evolução Animal, o Museu de Ciências Nucleares, o Museu de Minerais e Rochas, o Memorial Denis Bernardes, o Museu de Zoologia e o Museu do Centro Cultural Benfica.

Cedoc da TVU
cedoc.ntvru@ufpe.br