Notícias Notícias

Voltar

CEA promove live “Ubuntu: vivências e experiências afrodiaspóricas”

Evento on-line será realizado no dia 17 deste mês, no YouTube

O Centro de Estudos Avançados (CEA) da UFPE, por meio da Curadoria de Migrações e Direitos Humanos, promove a live “Ubuntu: vivências e experiências afrodiaspóricas”, no dia 17 deste mês, às 19h, a ser transmitida pelo YouTube da Coordenadoria de Estudos de Futuro. Para assistir, é preciso se inscrever previamente no formulário eletrônico. 

O Ubuntu é um conceito africano que pode ser traduzido como “humanidade para com os outros” ou “eu sou porque nós somos”. É uma filosofia que enfatiza a importância da comunidade, da solidariedade e da interdependência. As vivências e experiências afrodiaspóricas são marcadas pelo Ubuntu. Nas comunidades afro-brasileiras, por exemplo, o Ubuntu é expresso através de valores como a solidariedade, a ajuda mútua e o respeito aos mais velhos.

Sendo assim, por meio dos palestrantes convidados, o objetivo é promover uma reflexão sobre a importância do Ubuntu para a compreensão da cultura e da história afrodiaspórica. Os palestrantes serão: Anacleta Pires da Silva, liderança quilombola (MA); Dayanne da Silva Santos, educadora popular e doutoranda em Sociologia (UFRGS); Willio Sainvil, trabalha na UFRGS, graduado em Teologia e Filosofia (Haiti). A debatedora será Letícia Fernanda de Souza Rodrigues, doutoranda em Sociologia (UFRGS).

Data da última modificação: 07/11/2023, 13:35