Acesso a formulário eletrônico para solicitação de sala virtual vai até dia 8 de agosto

Salas virtuais poderão servir de suporte para disciplinas dos cursos de graduação

Termina no dia 8 de agosto o prazo para solicitação de sala virtual de apoio às atividades dos cursos de graduação presenciais, mediante acesso à página do EAD/UFPE. Para este semestre, previamente, o docente precisa atender a um dos critérios a seguir para solicitar uma sala virtual: ter cadastro no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFPE (devido à utilização, com o perfil "professor", em períodos anteriores); ter realizado inscrição e comparecido ao curso de “Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFPE – Montando o Layout de Disciplinas” durante a Semana de Formação Pedagógica 2018; e ter realizado inscrição e comparecido ao curso de “Introduzindo o AVA UFPE: ferramentas para apoio ao ensino presencial” também realizado durante a semana pedagógica.

As salas virtuais poderão servir de suporte para disciplinas dos cursos de graduação, licenciatura ou bacharelado, que possuam 20% da carga horária na modalidade a distância devidamente aprovados no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), como também para os cursos de graduação presenciais que ainda não possuem a carga horária na modalidade a distância prevista no PPC. Em ambos os casos, entre outras informações necessárias para criação da sala, o docente precisa encaminhar eletronicamente, através do formulário, o extrato de Ata do Pleno do Departamento ou do colegiado do curso aprovando as atividades a serem realizadas no AVA.

Segundo o coordenador de Cursos de Graduação a Distância da UFPE, professor Fábio de Souza, a iniciativa “retrata a importância das tecnologias para a educação nos dias de hoje, pois os estudantes estão cada vez mais conectados e a sala de aula virtual é uma realidade que precisa ser incorporada à aprendizagem, pois a internet e os dispositivos móveis fazem parte da vida da população mundial”. De acordo com docente do curso de Engenharia Mecânica, professor Guilherme B. Lopes Jr., “o ambiente virtual possibilita grandes avanços no aprendizado dos alunos, quebra de paradigmas, estreitamento dos laços docente-discente, bem como a utilização de ferramentas pedagógicas de suporte, avaliação continua, prognóstico de fragilidades e apoio ao aprendizado ativo das disciplinas”.

Coordenação dos Cursos de Graduação a Distância

Data da última modificação: 13/07/2018, 16:28