Aberta seleção de graduandos para nova edição do programa de extensão UFPE no Meu Quintal

Por meio da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes), a UFPE lançou o edital 2020.1 de seleção para os estudantes dos cursos de graduação para participarem do Programa de Extensão UFPE no Meu Quintal. A atividade propõe uma dinâmica de formação do graduando da UFPE, tendo como foco em seis eixos de atuação - Meio Ambiente, Tecnologias Sociais e Desenvolvimento Humano, Saúde, Educação, Cultura, e Justiça e Cidadania - a ser executado em municípios pernambucanos parceiros do projeto. A 6ª operação do programa acontecerá no município de Dormentes, no Sertão do São Francisco, a 775 quilômetros do Recife, de 1º a 9 de fevereiro de 2020, no período de férias acadêmicas.

O programa selecionará o cerca de 80 graduandos para a atuarem nas iniciativas, podendo haver apenas propostas individuais ou em duplas. Os estudantes selecionados exercerão as atividades de forma voluntária, sob a supervisão e acompanhamento da Coordenação de Cultura da Proaes, não cabendo à UFPE nenhuma contrapartida financeira. A inscrição, aberta até o dia 1º de dezembro, deve ser feita por meio do preenchimento e envio do formulário de inscrição, bem como dos documentos necessários através de meio eletrônico específico.

De acordo com o edital, cabe à Universidade fornecer o transporte dos alunos, no que se refere aos deslocamentos necessários à realização de todo o ciclo da operação; com saída e retorno na frente do prédio da Reitoria. Também será concedido um certificado de participação com carga horária de 80 horas aos participantes, correspondentes à preparação do material e ao trabalho realizado durante a intervenção na cidade parceira.

Já a prefeitura parceira do projeto arcará com a hospedagem em alojamentos, e três refeições diárias para os alunos; se houver a necessidade de atendimentos médicos de urgência, também a prefeitura parceira irá ofertar os primeiros socorros imediatos e paliativos; os traslados entre as escolas e alojamento da sede da cidade aos distritos envolvidos será de responsabilidade, também, da administração municipal.

As vagas serão oferecidas em ampla concorrência a todos os estudantes que estejam cursando de maneira regular, a partir do 4º período, uma graduação na UFPE, em quaisquer dos campi (Recife, Centro Acadêmico de Vitória – CAV ou Centro Acadêmico do Agreste – CAA), que estejam regularmente matriculados até o período de execução do programa. Toda a comunidade acadêmica poderá inscrever projetos e que o critério primordial a ser considerado para o preenchimento das vagas é a qualidade e a viabilidade das propostas a serem apresentadas, quando da inscrição no Edital.

O programa apresenta a oportunidade aos discentes de agregar novas vivências em educação experiencial, levando às populações carentes do interior do estado contribuições nas mais diversas áreas de formação, com o objetivo de estimulá-los a desenvolver suas competências e habilidades, em atividades relacionadas à orientação de práticas acadêmicas.

As intervenções realizadas pelos graduandos terão como foco a ampla participação popular, tanto a população primária do município, nas diversas faixas etárias, quanto os seus potenciais agentes multiplicadores, entre eles: agentes de saúde, educadores sociais, professores, técnicos da administração pública em diversas áreas, agentes culturais e de esporte e lazer.

Data da última modificação: 05/11/2019, 15:55