Notícias Notícias

Voltar

Aberta chamada de artigos para revista Perspectiva Filosófica

Para participar, os interessados devem submeter os textos até 1º de outubro

A revista Perspectiva Filosófica está com chamada aberta para artigos que tratem da temática Livre-Arbítrio e Responsabilidade Moral. Para participar, os interessados devem submeter os textos até 1º de outubro por meio do e-mail da editora-convidada responsável pela curadoria Beatriz Sorrentino Marques (bsorrentinom@gmail.com). O processo de avaliação dos artigos será realizado de maneira anônima por pares (duplo-cego), com exceção dos artigos convidados pela editora.

Visando fomentar o debate a respeito do livre arbítrio, a edição da revista, com previsão de publicação para fevereiro de 2024, sugere que os textos apresentem os seguintes aspectos: Livre-arbítrio: as condições para o livre-arbítrio; Compatibilismo e incompatibilismo; Livre-arbítrio na História da Filosofia; O problema da sorte; Os experimentos estilo-Libet; Neurociência e dados empíricos; Agência: as capacidades de agentes livres; Responsabilidade moral: condições para a responsabilização; Condições epistêmicas: aquilo que o agente precisa saber para ser responsabilizado e Gênero e atribuição assimétrica de responsabilidade. 

O periódico Perspectiva Filosófica tem a licença de acesso aberto (open access). Ou seja, tanto autores como leitores podem acessar e ter seu conteúdo publicado de maneira gratuita. A revista faz parte do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFilosofia) da UFPE e tem como editor-chefe o professor Marcos Silva.

Data da última modificação: 23/02/2023, 11:35