8º Encontro de Extensão e Cultura (Enexc) da UFPE reúne extensionistas no Campus Recife

Evento foi iniciado ontem (7) e vai até amanhã (9) na sede do I-Litpeg, no Campus Recife

O 8º Encontro de Extensão e Cultura (Enexc) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é realizado, até amanhã (9), no Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (I-Litpeg), no Campus Recife. O evento, iniciado na manhã de ontem (7), reúne extensionistas da Universidade, sejam eles estudantes, docentes, técnicos administrativos ou membros da sociedade, para dialogar sobre suas ações de extensão e cultura e fomentar a construção de espaços dialógicos que se relacionam com a formação dos estudantes, sobretudo, entre a extensão, o ensino e a pesquisa.

Fotos: Luíza Cabral Saraiva

Reitor abre encontro destacando importância do tripé, ensino, pesquisa e extensão

Com o tema “Esperançar a Formação: Construção de Diálogos entre Extensão, Ensino e Pesquisa”, o evento é promovido pela UFPE, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). “A cada ano, esta universidade para e pensa sobre o que tem feito na extensão. Para e pensa para conhecer os trabalhos que estão sendo realizados de extensão, de articulação com a comunidade, de articulação com a educação básica”, disse a pró-reitora de Extensão e Cultura, Maria da Conceição Reis, durante a solenidade de abertura.

Também na abertura do Enexc, o reitor Alfredo Gomes destacou a importância do evento, que dialoga com todas as áreas de conhecimento e formação. “Do ponto de vista conceitual, eu costumo dizer que as universidades federais são ‘instituições cheias’. Uma ‘instituição cheia’ é aquela que faz ensino, pesquisa e extensão”, afirmou.

O estudante de Psicologia Jefferson Ferreira Gomes, representante dos estudantes de graduação extensionistas na cerimônia de abertura, fez um relato sobre sua experiência com a extensão universitária: “Você se sente parte de algo e você vai criando conhecimentos além do que é a sala de aula, do que é a matéria, do que é a cadeira. Você cria experiências, você conhece realidades, culturas.”

Além da pró-reitora Maria da Conceição Reis, do reitor Alfredo Gomes e do estudante Jefferson Ferreira Gomes, a mesa solene de abertura do 8º Enexc teve a participação da pró-reitora de Graduação, Magna do Carmo Silva; do pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Pedro Carelli; de Magda Rosângela Santos Vieira, representando o I-Litpeg; da diretora de Pós-Graduação Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG), Luciana Pedrosa Leal; e de Jacira da Silva Pontes, representando a comunidade atendida pelo Programa de Promoção da Alfabetização e Letramento Digital em Saúde de Idosos Comunitários do Programa Proidoso.

O vídeo da abertura do 8º Enexc está disponível no perfil da UFPE no YouTube. A transmissão inclui a palestra “Esperançar a Formação: Construção de Diálogos entre Extensão, Ensino e Pesquisa para a Transformação Social”, ministrada pelo professor emérito da Universidade Flávio Brayner.

Estão expostos trabalhos manuais e atividades artísticas dos alunos idosos da Unati

O 8º Enexc conta com programação diversificada, incluindo palestras, apresentações culturais, rodas de diálogos, apresentações de banners e comunicações orais e artísticas. O público também pode conferir a Expo Enexc, com exposições de produtos e produções dos projetos desenvolvidos pela extensão, e a Expo Proidoso, com apresentação de trabalhos manuais e atividades artísticas dos alunos idosos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da UFPE. A programação completa pode ser conferida no site do evento.

Data da última modificação: 10/11/2023, 14:21